Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

O líder oposicionista venezuelano Leopoldo López chega a Madri; El País

Detalhes Notícia
O líder oposicionista Leopoldo López atende a imprensa em Caracas, no dia 2 de maio de 2019.JUAN BARRETO / AF

 

 

O dirigente oposicionista venezuelano Leopoldo López, de 49 anos, já está em Madri depois de aterrissar ao meio-dia no aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas. A chegada à Espanha era aguardada com grande expectativa desde que se soube neste sábado que López havia deixado a residência do embaixador espanhol em Caracas, onde estava abrigado desde 30 de abril de 2019, depois de ter participado de um fracassado levante militar. O adversário do chavismo não se deixou ver ao sair do aeroporto de Madri e já está em casa, como indicaram ao EL PAÍS fontes familiares.

Um grande grupo de jornalistas esperava no terminal 4 do aeroporto da capital espanhola desde o início da manhã, mas a espera foi inútil, já que López não saiu pelo portão habitual de passageiros apesar de ter chegado em um voo comercial.

Sua esposa, Lilian Tintori, seus três filhos e seu pai, o eurodeputado Leopoldo López Gil, moram na capital espanhola. Nenhum membro da família, que se manteve discreta, foi a Barajas. Tampouco houve comitiva oficial da oposição, como aconteceu para receber o líder da oposição venezuelana e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, em janeiro deste ano, liderada justamente por Tintori. Fontes próximas à família indicaram que estão indo para sua residência para dar-lhe as boas-vindas. No entanto, esperam-se declarações posteriormente, embora não seria neste domingo.

Leia mais em El País