Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Economista recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Hipérides Ferreira de Mello. Na foto da esq. Presidente Reginaldo Pujol, o homenageado e sua esposa Olga D. Ferreira de Mello. Pujol, Hipérides e a esposa na entrega do título de Cidadão (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

 

 

Foi realizada no final da tarde de hoje (22/12) a cerimônia da outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao economista Hipérides Ferreira de Mello, no Salão Nobre Dilamar Machado da Câmara Municipal. Em caráter especial pelas restrições da pandemia do COVID-19, a ocasião contou com a presença do proponente da homenagem e presidente da Casa, vereador Reginaldo Pujol (DEM), da esposa do homenageado, Olga Derenji Ferreira de Mello, e de amigos próximos como Zenaide da Silva Müller, Neory Müller, Valdemar Derenji e Berenice Sapiezinskas.

Pujol ressaltou que a homenagem, embora em caráter diferenciado, tem o mesmo brilho e relevância: “Tenho uma alegria muito especial em conceder esse título, não só porque é um dos meus últimos atos como presidente da Casa mas também pelo reconhecimento a esse cidadão que adotou e trabalhou pela nossa capital, onde conheceu sua esposa, Olga, e se sobressaiu como um ator indispensável no campo educacional do Estado do Rio Grande do Sul, na área pedagógica do ensino profissionalizante gaúcho. Além dos cargos na administração pública, estendeu suas atividades ao setor privado, sempre permanecendo fiel à educação e ações sociais à frente do Rotary Club/RS. É por essa dedicação, e em reconhecimento a seu incansável comprometimento que propus esta homenagem.”

Depois de contar sobre a relevância de gaúchos como Plácido de Castro na história do Acre e a sua trajetória até chegar à capital gaúcha, Hipérides não disfarçou o orgulho e o contentamento ao receber o título: “Muito obrigado! É sempre emocionante lembrar dessas histórias e de Plácido de Castro. Esse título me dá mais responsabilidade e vontade de seguir trabalhando pelas causas sociais e a cidade de Porto Alegre que me acolheu e que escolhi para viver e ter minha família.”

História

Natural do município de Xapuri, no Acre, Hipérides nasceu em 1938, e está em Porto Alegre há quase 50 anos. Casado com Olga, é pai de Vanessa e Cassiano e avô de seis netos. O homenageado ingressou por concurso público no Banco do Brasil, em Manaus, no Amazonas, em 1958, e, em 1961, foi transferido para o Rio de Janeiro. Em 1967, formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade do Rio de Janeiro e no ano seguinte passou a atuar como analista, na antiga Gerência do Crédito Rural e Industrial (Gecri) do Banco Central do Brasil.

Em 1969, foi cedido ao Ministério da Educação, Cultura e Desporto, onde exerceu a função de chefe de Gabinete. Entre 1971 e 1975, foi subsecretário estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Escolhido como delegado do Ministério da Educação (MEC), foi seu representante no Conselho Deliberativo do Hospital de Clínicas da capital, no Conselho Deliberativo do SENAC/RS e no Conselho de Curadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e, ao mesmo tempo, foi designado conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Em 1982, coordenou os órgãos regionais e colegiados do MEC. Em 1984, retornou ao Banco Central do Brasil, departamento de Porto Alegre, aposentando-se em 1985. Especializado em Gestão Administrativa Superior, em Turim, na Itália, também fez mestrado em Administração de Programas e Projetos Educativos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1976.