Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Capital inicia vacinação de populações indígenas e quilombolas

Detalhes Notícia
Agente de saúde Carla Ribeiro foi a primeira indígena do Rio Grande do Sul a ser imunizada. Mateus Raugust/PMPA

 

 

A prefeitura dá início, nesta segunda-feira, 25, à vacinação das populações indígenas e quilombolas contra a Covid-19. O trabalho será realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde que atuam nas oito gerências distritais da Capital (Centro, Norte Eixo Baltazar, Leste Nordeste, Sul Centro-Sul, Glória Cruzeiro Cristal, Restinga Extremo-Sul, Partenon Lomba do Pinheiro e Noroeste Humaitá/Navegantes Ilhas).

A imunização será realizada nas aldeias e quilombos, a partir de um plano de vacinação que respeite as especificidades dessas populações. Em função disso, não será permitido acesso da imprensa. A previsão é que sejam vacinadas 1,5 mil pessoas até sexta-feira, 29.

A agente de saúde Carla Ribeiro foi a primeira indígena do Rio Grande do Sul a receber a vacina. Ela é vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e atua na unidade de saúde indígena de Porto Alegre. Pertence à etnia Kaingang.

A primeira remessa da vacina para Porto Alegre vai garantir a imunização de mais de 51 mil pessoas. Nesta etapa, também são vacinados idosos que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados, pessoas com deficiência institucionalizadas e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate e enfrentamento à Covid-19. No momento, não haverá aplicação nas unidades de saúde.