Porto Alegre, quinta, 23 de setembro de 2021
img

Livros: Projeto da L&PM distribui bibliotecas para escolas de todo o Brasil. Em Porto Alegre, Instituto Estadual Dom Diogo de Souza receberá obras patrocinadas pelo Instituto SLC

Detalhes Notícia

 

 

 

Criado e gerenciado pela L&PM, editora com mais de quatro décadas de estrada, o Pró-Biblioteca é um projeto que promove a literatura em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias, de ONGs e do sistema prisional de todo o Brasil. Através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, diversas empresas patrocinam o envio de acervos literários para todas as regiões do país. De acordo com Paulo Lima, um dos fundadores da L&PM e Produtor Cultural do projeto, que acontece em junho deste ano, as escolas contempladas terão acesso a 200 títulos cada, de todos os gêneros.

“Os acervos enviados são muito ricos e atendem todas as faixas etárias”, explica Lima. “Queremos levar a leitura para o máximo de pessoas possível, fazendo com que a L&PM e as empresas patrocinadoras deixem a sua marca positiva na educação brasileira”, ressalta. Já foram mais de 4,9 milhões de pessoas impactadas pelo Pró-Biblioteca, que não pretende parar por aí: para este ano o projeto prevê impactar 300 escolas e bibliotecas com a distribuição de 60 mil livros de títulos acessíveis.

Para a presidente do Instituto SLC, Ana Logemann, uma das vantagens do projeto Pró-Biblioteca é chegar às localidades próximas às fazendas da SLC Agrícola e atingir o objetivo de beneficiar os estudantes. “Um dos nossos pilares de atuação é o investimento em Educação e o apoio às comunidades mais necessitadas. O projeto está de acordo com esse propósito e nossa intenção é que ele tenha ainda mais alcance”, afirma.

Com este investimento extra, o Instituto SLC, um dos principais apoiadores do projeto, é responsável pelo patrocínio de 18 bibliotecas, uma para cada município, em sete estados: Mato Grosso (Diamantino, Querência, Sapezal e Tabaporã) Mato Grosso do Sul (Costa Rica e Chapadão do Sul), Goiás (Cristalina, Chapadão do Céu, São Domingos e Posse), Maranhão (Tasso Fragoso e Balsas), Bahia (Formosa do Rio Preto, Luis Eduardo Magalhães e São Desiderio), Piauí (Santa Filomena) e Rio Grande do Sul (Instituto Estadual Dom Diogo de Souza, em Porto Alegre).

Além das bibliotecas entregues, o projeto inclui atividades de apoio à educação como um portal virtual para os leitores e um canal de vídeos exclusivos. As empresas patrocinadoras são destacadas em todos estes momentos, marcadas em todos os livros do acervo, que vão de obras escritas por autores brasileiros clássicos como Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar até os estrangeiros mais diversos como Pablo Neruda, Jack Kerouac e Agatha Christie.

Atualizando bibliotecas pelo Brasil e munindo educadores, professores e bibliotecários com material de trabalho, o Pró-Biblioteca é mais do que um projeto: é uma iniciativa necessária em um país que possui uma cultura tão rica, mas apenas 6 mil bibliotecas públicas – número 110 mil vezes menor que nos Estados Unidos e 34 mil vezes abaixo da Rússia. Como objetivo e compromisso de uma editora experiente e ativa no incentivo à leitura, a L&PM pretende fazer todo o possível para criar cada vez mais leitores, expandir o acesso à informação e ampliar a cultura através da educação.

As escolas contempladas já receberam o material e genharam uma contação de histórias de um dos títulos enviados, “Palavra vai, palavra vem” de Paula Taitelbaum, disponível pelo YouTube, no canal do Pró-Biblioteca.

Instituto SLC
Pró-Biblioteca
Canal do Pró-Biblioteca