Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Vereador questiona sobre as 'faixas azuis' no trânsito da Capital. Ramiro Rosário enviou nove perguntas formais à EPTC

Detalhes Notícia
Foto: Luciano Lanes/PMPA

 

Com a grande diminuição dos passageiros no transporte coletivo, o vereador Ramiro Rosário (PSDB) quer discutir a pertinência das “faixas azuis”, que dão preferência à circulação de ônibus na Capital. Nos últimos anos, a EPTC reorganizou o trânsito na cidade implementando diversas vias exclusivas para os coletivos em Porto Alegre. “Após alguns anos com essa experiência, é importante que se avalie os efeitos positivos e negativos para tal medida na cidade, ainda mais no momento em que se discute a falência do sistema coletivo de transporte na Capital”, afirma.

O vereador enviou nove perguntas formais, via Pedido de Informação nº 396/21, à EPTC. Ramiro quer saber qual a quilometragem de vias na cidade que estão abrangidas pela faixa azul; quais linhas de ônibus são beneficiadas por esta medida; qual o número estimado de passageiros beneficiados por mês; qual a estimativa de ganho de tempo nos trajetos para os ônibus; e se houve aumento ou diminuição de passageiros nos ônibus após a implementação da faixa azul.

O pedido ainda questiona se existe um cronograma de implementação para novas faixas azuis em Porto Alegre e quais os efeitos para o trânsito de veículos particulares, nestas vias, no horário de pico. Ramiro também solicita dados sobre aumento ou diminuição de engarrafamentos e no trânsito de veículos particulares. “As perguntas são bastante objetivas e devem ser respondidas com dados concretos. Chegou a hora de discutir se as faixas azuis devem continuar ou não na Capital”, explica.

Por fim, Ramiro pede a suspensão de novas sinalizações exclusivas para coletivos enquanto as respostas não forem dadas e devidamente analisadas pela Câmara e a população de Porto Alegre.