Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: BRDE manifesta apoio à implantação do projeto Luz do Saber em escolas da Capital

Detalhes Notícia
Iniciativa consiste na instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar. Alex Rocha/PMPA

 

 

Em reunião realizada nesta, quarta-feira, 21, os secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e de Educação, Janaina Audino, apresentaram o projeto Luz do Saber ao diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian. Ele manifestou o apoio da instituição para o financiamento da iniciativa, que consiste na instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar e na implantação de um sistema de eficiência energética em escolas da rede de ensino municipal. “A disposição do banco é total para apoiar uma iniciativa deste porte que, com certeza, será um case de muito sucesso”, afirmou o representante do BRDE.

O secretário de Governança informou que, após ser especificado o montante e a modelagem do financiamento, a proposta será levada ao prefeito Sebastião Melo. “Vamos apresentar esse dimensionamento ao prefeito, para validação e posterior envio para aprovação da Câmara. Por ser um projeto que vai gerar economia ao município, acreditamos que seja positiva a avaliação”, projetou Trogildo.

“A iniciativa já está sendo positiva. Na escola onde foi implantado o projeto piloto, estamos constatando uma economia de sete mil reais na conta mensal de energia elétrica. Além do impacto financeiro e pedagógico, o objetivo também é trazer inovação e sustentabilidade”, ressaltou a secretária de Educação.

A proposta é que seja financiado 75% da totalidade do projeto, o que representa cerca de R$ 25 milhões de investimento para a instalação de placas fotovoltaicas em 70 escolas e na implantação de um sistema de eficiência energética na totalidade das 98 instituições municipais de ensino.

O projeto – Elaborado na Capital pela Coordenação de Resiliência e Redes (CRR) da Governança, desde 2018, o projeto Luz do Saber foi desenvolvido no âmbito da cooperação com o programa Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Centro Consultivo de Cidades (Felicity) da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ), implementado em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Em 2016, com apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, um projeto piloto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antonio Giudice, no bairro Humaitá, com a instalação de dez placas fotovoltaicas. A fase de elaboração do projeto contou com investimento de R$ 19,11 milhões pelo programa de cooperação.

Também participaram da reunião o secretário adjunto de Educação, Ramiro Tarrago, a coordenadora de Resiliência e Redes da Smgov, Luciana Peters, o assessor de Governança da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Fernando Schardong, o representante da Felicity-GIZ, Gustavo Ribeiro. Pelo BRDE, estiveram presentes o superintendente da Agência do RS, Paulo André Nervo Raffin, e o gerente operações industrial, André Gotler.