O mercado de veículos eletrificados no Brasil teve o melhor quadrimestre, com 7290 veículos novos emplacados entre janeiro e abril de 2021 – um aumento de 29,4% em relação ao mesmo período de 2020 (5633 unidades). Os dados são da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), que prevê que o mercado nacional deve ultrapassar a marca de 50 mil eletrificados (automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV)).
O avanço da frota brasileira exige cada vez mais opções de recarga nas cidades. E a Zletric, empresa gaúcha de recarga de veículos elétricos e híbridos que lançou, em 2019, o conceito de redes de carregamento, quer solucionar esse problema.
A partir de segunda-feira, 23 de agosto, a primeira estação de recarga que chegou ao Rio Grande do Sul, em outubro de 2016, e foi instalada no Shopping Total, em Porto Alegre, também terá a chancela da Zletric. A empresa assume o serviço no Shopping e amplia o número de estações de recarga com o objetivo de permitir ao público o acesso a uma energia limpa e sustentável. “A primeira estação de Porto Alegre, a cidade onde nascemos, é emblemática. E queríamos estar presentes nesse espaço”, conta o CEO da Zletric Pedro Schaan. “O Shopping Total é uma localização estratégica, próximo aos principais acessos à Porto Alegre, bem como centro e bairros tradicionais”, salienta Sílvia Rachewsky, Gerente de Marketing do Shopping.
O serviço é o mesmo oferecido nos demais pontos de recarga da Zletric e agora estará à disposição dos clientes do Shopping. Para isso, o usuário baixa o APP da Zletric e o pagamento pode ser realizado direto no cartão de crédito. Será cobrada uma taxa por carga.
A tecnologia da Zletric é 100% brasileira e nos produtos que compõem a rede a fabricação também é nacional: já saem da fábrica equipados com sistema de medição de energia integrado, com o gerenciamento remoto para identificação de clientes e consumos e conciliação da energia consumida através do Zletric Link – tecnologia de recarga de carros elétricos.
A Zletric já tem mais de 100 estações instaladas e 300 em processo de instalação e está animada com a movimentação no mercado nacional. Atua nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis e no plano de expansão, que deve acontecer ainda em 2021, aparecem as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, e a instalação de dezenas de pontos adicionais.
“Acreditamos que os veículos elétricos serão o ponto central da revolução na mobilidade urbana”, avalia o CEO da empresa, que foi citada entre as 343 startups de ESG do Brasil pelo relatório da ACE Cortex, braço de inovação corporativa da ACE Startups.