Porto Alegre, quinta, 23 de setembro de 2021
img

Obras finais da pista do Aeroporto Salgado Filho são retomadas; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Traçado de mais 920 metros da pista está pronto, mas uso ocorrerá após conclusão da área de escape ANDRESSA PUFAL/J

 

 

As máquinas voltaram a operar na obra da ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os trabalhos foram retomados esta semana, após a interrupção em abril à espera da conclusão da remoção de moradores da Vila Nazaré, que se completou em julho. As intervenções se concentram na chamada Resa, área de escape das aeronaves, que precisa ser concluída.

A previsão era de retorno em outubro, mas houve a antecipação mesmo que em ritmo ainda lento, segundo a Fraport Brasil. A evolução com maior velocidade vai depender das condições meteorológicas. “Há apenas alguns caminhões no local atuando no solo”, diz, por nota, a concessionária. A conclusão seguirá com o consócio responsável pelo conjunto da implantação da pista, o HTBM, que já tinha feito a ampliação do Terminal de Passageiros (TPS).

O traçado original que ganhou 920 metros, passando de 2.280 metros para 3,2 mil metros, já está concluído. Com a finalização da obra civil da Resa, podem ser instalados os equipamentos de navegação para as aeronaves. Depois disso, ainda terá de ocorrer a homologação da extensão e das instalações pelos órgãos aeronáuticos.

“O prazo é de cerca de seis meses para finalizar a infraestrutura, e o prazo final contratual permanece agosto de 2022”, detalha a Fraport. A execução, ressalva a nota, dependerá do fator tempo. O “prazo contratual” faz parte da repactuação da data de entrega da ampliação, previsto na concessão acertada com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que originalmente era 31 de dezembro deste ano. Com a demora na liberação da área da vila, a Fraport conseguiu alongar o prazo. O comunicado das dificuldades para atender ao prazo foi feito em fevereiro.

Leia mais no Jornal do Comércio