Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

Metade dos homicídios no Brasil não são esclarecidos; só 4 Estados têm alta eficácia de apuração; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Levantamento inédito do Instituto Sou da Paz mostra que o indicador de esclarecimento de assassinatos avançou nos últimos anos, mas tem alta disparidade entre Estados. MS resolve 89% dos casos e PR, 12%. Polícia Científica. Segundo instituto, fortalecimento da perícia criminal e a criação de equipes especializadas de investigação integram as orientações para aprimorar responsabilização Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Mais da metade dos homicídios no Brasil ficam sem resposta, de acordo com levantamento inédito realizado pelo Instituto Sou da Paz a ser divulgado nesta quarta-feira, 13. O indicador de esclarecimento até avançou nos últimos anos, chegando a 44% na pesquisa mais recente, mas só quatro Estados são classificados como tendo alta eficácia na investigação e responsabilização de assassinatos.

Os indicadores estaduais apresentam grande disparidade. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, 89% dos crimes dessa natureza são esclarecidos com apresentação de denúncia criminal à Justiça contra o acusado. No Rio, o segundo Estado onde menos se resolve homicídios, a porcentagem é de 14%. São Paulo ficou em uma faixa intermediária, com 46% de resolução.

Leia mais em O Estado de São Paulo