Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Hamburgo estreia trem totalmente autônomo; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Deutsche Bahn (DB) e Siemens apresentam modelo com nova tecnologia, que pode ser usada em toda a rede ferroviária e em todos os tipos de trens. Veículo promete transportar 30% mais passageiros com 30% menos energia. Meta da DB é atender toda a cidade de Hamburgo com trens autônomos até 2030. @ Marcus Brandt/dpa/pictute alliance

 

 

A companhia estatal ferroviária alemã Deutsche Bahn (DB) e a empresa de tecnologia Siemens apresentaram nesta segunda-feira (11/10), em Hamburgo, o primeiro trem do mundo a operar de forma autônoma no tráfego férreo comum.

Os trens autônomos recebem os sinais de controle via rádio. O principal diferencial em comparação com outros veículos autônomos é que a tecnologia pode ser usada em toda a rede ferroviária e com todos os tipos de trens – sem a necessidade de construir novos trilhos.

A estreia do “Digital S-Bahn Hamburg” ocorreu durante o Congresso Mundial de Sistemas de Transporte Inteligente (ITS), que acontece em Hamburgo e mostra soluções e ideias de mobilidade. Durante o evento, que segue até quinta-feira, quatro trens digitais vão operar de forma autônoma em um trecho de 23 quilômetros.

A partir de dezembro, os quatro veículos funcionarão em Hamburgo, conforme uma programação. O plano da DB é atender toda a cidade de Hamburgo com trens autônomos até 2030.

“Estamos criando maiores capacidades nos trilhos existentes e melhorando a confiabilidade e a pontualidade ao viajar de trem”, disse o prefeito de Hamburgo, Peter Tschentscher.

Além disso, a empresa planeja estender a tecnologia futuramente para muitas de suas linhas locais, regionais e nacionais.

Leia mais em Deutsche Welle