Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura busca parcerias para criação de uma marina pública na Orla do Guaíba

Detalhes Notícia
Jornal do Comércio

 

 

A prefeitura lançou edital de chamamento público para estudos de viabilidade de uma marina pública na Orla do Guaíba. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicado na edição desta quarta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Por meio da colaboração do setor privado, o município quer criar um espaço que possibilite o acesso de pequenas embarcações à área de terra. A análise contribuirá na complementação do projeto para a futura licitação da concessão do Trecho 2 da Orla do Guaíba.

De acordo com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, a marina pública é uma demanda antiga dos gaúchos e impulsionará atividades náuticas no Lago Guaíba, atualmente praticadas somente em clubes privados. “A revitalização deste trecho tem por objetivo estimular o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade”, diz a secretária.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, afirma que este é mais um passo para reconectar Porto Alegre com o Guaíba. “Nosso objetivo é colaborar para que os porto-alegrenses e aqueles que visitem nossa cidade possam contar com diversas opções de lazer e contemplação do rio, assim como o trecho 3 da Orla, que está em fase de conclusão”, destaca.

O PMI consiste na elaboração de estudos para implantação, gestão, operação e manutenção da marina na área do trecho 2 do Parque Urbano da Orla do Guaíba. Os estudos complementares compreendem modelagem econômico-financeira, estudos de engenharia, arquitetura e impacto urbanístico.

Próximos passos:

Pedidos de esclarecimento sobre o edital até o dia 5 de novembro de 2021

Apresentação do requerimento de autorização e todos os documentos de habilitação listados no edital até o dia 12 de novembro de 2021

Saiba mais no site da prefeitura da Secretaria de Parcerias de Porto Alegre