Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

8ª Semana Canoas Loka de Boa acontece de 18 a 22 de outubro

Detalhes Notícia
Foto: Arte/Núcleo de Criação Ecom

 

 

A Semana Canoas Loka de Boa volta a ser realizada em 2021, depois de uma interrupção de três anos. Com o tema “Botando o Bloco na Rua”, as atividades acontecem entre os dias 18 e 22 de outubro e buscam incentivar o debate sobre a “loucura”, celebrar as diferenças e romper com preconceitos relacionados à saúde mental.

A programação será aberta na segunda-feira (18), às 13h30, na Praça da Emancipação. Estão previstas, ao longo da semana, atividades artísticas e culturais, gincana, rodas de conversa e uma caminhada, com a participação da comunidade (confira abaixo a programação completa).

A iniciativa é da Diretoria de Políticas e Ações de Saúde Mental (DPASM), da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A mobilização abordará também questões relacionadas à cidadania e à luta pela inclusão e pelo cuidado em liberdade, defendendo o SUS e a reforma psiquiátrica, com o envolvimento de trabalhadores da saúde, usuários dos serviços de saúde mental e a população.

Neste ano, a edição do Canoas Loka de Boa presta homenagem ao centenário de Paulo Freire. Patrono da educação brasileira, ele afirmava: “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda a possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.

Programação:

18/10 (segunda-feira): Abertura da Semana Loka de Boa – “Botando o Bloco na Rua”, na Praça da Emancipação, das 13h30 às 17h30. Painel Mental, Brechó solidário, Arte no tecido, Oficina de dobradura e colagem e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

19/10 (terça-feira): “Diversão e Arte na rua” com usuários do CAPSi Arco-Íris e do Certea, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), das 9h às 11h e das 14h às 16h.

20/10 (quarta-feira): Atividade “Saúde Mental é…”, no Calçadão do Centro de Canoas, das 9h às 17h. Flash Mob, calendário afetivo, mostra fotográfica, colcha de retalhos.

21/10 (quinta-feira): PicniCAPS e Jogos Inter CAPS, das 10h às 14h, no Capão do Corvo.

22/10 (sexta-feira): Atividade “Saúde Mental é…”, no Calçadão do Centro de Canoas, das 9h às 17h.

22/10 (sexta-feira) – Caminhada Loka de Boa, às 16h30. Saída do Calçadão de Canoas, passando pela Victor Barreto, Muck e 15 de Janeiro até a Prefeitura Municipal, com encerramento na Praça da Emancipação.