Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Homem branco que matou 2 em protesto contra racismo nos EUA é inocentado em tribunal; BBC

Detalhes Notícia
Kyle Rittenhouse foi com um fuzil semi-automático a uma manifestação contra violência policial com negros e atirou em 3 pessoas. CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

Um americano que matou dois homens em meio aos protestos por justiça racial que varreram os Estados Unidos em 2020 foi considerado inocente pelo tribunal do júri no início da tarde desta sexta (19/11).

Os jurados acataram a tese dos advogados de Kyle Rittenhouse, com 17 anos à época do crime, de que ele havia atirado em 3 pessoas — 2 delas fatalmente — por legítima defesa.

O episódio aconteceu nas ruas de Kenosha, Wisconsin, em 25 de agosto de 2020. Era o terceiro dia de grandes protestos detonados depois que um policial branco baleou Jacob Blake, um morador negro da cidade, poucos meses depois que George Floyd havia sido assassinado por um oficial branco que ajoelhou em seu pescoço por mais de 9 minutos, em Minneapolis.

Embora as manifestações fossem pacíficas em sua maioria, episódios de saques e queima de veículos serviram de estopim para que parte dos moradores da região de Kenosha se organizassem em grupos privados — e ideologicamente conservadores — de vigilância de propriedades privadas durante os protestos.

Leia mais em BBC