Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Bolsonaro quer levar ao menos cinco ministros para o PL; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente, que se filia hoje ao partido, pretende reforçar seus palanques nos Estados com candidaturas ao governo e ao Senado. Presidente Jair Bolsonaro dirige ônibus elétrico; filiação será guia para aliados Foto: Valdenio Vieira/PR

 

 

Dois anos após deixar o PSL, o presidente Jair Bolsonaro ingressará oficialmente hoje no Centrão e, na oitava troca de partido desde que iniciou a carreira política, vai se filiar ao PL de Valdemar Costa Neto – condenado e preso no mensalão – para concorrer a novo mandato, em 2022. A entrada de Bolsonaro ao PL faz parte de uma estratégia maior: até março do ano que vem, ao menos cinco ministros também devem estar na legenda.

No Palácio do Planalto, o plano é reforçar os palanques nos Estados, lançando ministros como candidatos a governos estaduais e a cadeiras no Senado, Casa na qual a base aliada está cada vez mais enfraquecida. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, abre a lista e também vai se filiar hoje ao PL, ao lado do presidente e do senador Flávio Bolsonaro (RJ), que deixa o Patriota.

Pivô do escândalo do orçamento secreto, revelado pelo Estadão, Marinho já foi filiado ao PSDB e está cotado para concorrer ao governo do Rio Grande do Norte ou ao Senado. Além dele, outros quatro ministros de Bolsonaro migrarão para o PL, mas em outra etapa. Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) deve disputar a sucessão do governador João Doria, em São Paulo, e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) vai concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.

Leia mais em O Estado de São Paulo