Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Barbados substitui Elizabeth II como chefe de Estado e se torna oficialmente república; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Jurista Sandra Mason foi empossada como primeira presidente do país em cerimônia acompanhada pelo príncipe Charles e a artista Rihanna, que recebeu título de Herói Nacional. A primeira-ministra Mia Amor Mottley (E), a Presidente de Barbados, Dame Sandra Mason (2ª E), o Herói Nacional Sir Garfield Sobers (C), Charles, Príncipe de Gales (3ª R) e a cantora Rihanna (R) estiveram na cerimônia que tornou oficialmente a região uma república. Foto: AFP/Randy Brooks

 

 

Barbados substituiu a rainha Elizabeth II oficialmente como chefe de Estado nesta terça-feira, 30, com a posse da primeira presidente do país, a jurista Sandra Mason. Dessa forma, a região mudou seu status de monarquia constitucional para uma república.

A passagem ao status republicano coincidiu com o 55º aniversário da independência da ilha caribenha, que foi colônia britânica até 1966. Depois, permaneceu vinculada à Coroa.

Após uma saudação de 21 tiros, Mason prestou juramento e garantiu que com essa transição, os barbadianos, cerca de 280 mil habitantes, poderão “aproveitar ao máximo” a essência de sua soberania.

Leia mais em O Estado de São Paulo