Porto Alegre, quarta, 26 de janeiro de 2022
img

Parecer prévio do TCE indica aprovação de contas de 2020 do governo do RS; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Texto será encaminhado para a Assembleia Legislativa para análise final. Parecer indicou aprovação de contas do governo do RS | Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação / CP

 

 

O Tribunal de Contas do Estado indicou, após sessão plenária realizada nesta segunda-feira, a aprovação das contas referentes ao ano de 2020 do Governo do Estado. Após tramitação interna, o parecer será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado, a quem cabe análise final.

O voto do relator, o conselheiro Alexandre Postal, foi acompanhado na íntegra pelos conselheiros Algir Lorenzon, Marco Peixoto, Iradir Pietroski e Renato Azeredo. Em seu relatório, Postal realizou a análise das contas por área temática. Em relação à Gestão Previdenciária, destacou a dificuldade do gestor em manter em dia os recolhimentos patronais ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado, e recomendou que o governador adote medidas para corrigir as irregularidades detectadas, que serão verificadas pelo TCE-RS em futura auditoria.

Em relação à Saúde, a recomendação do relator foi para que o governador observe os critérios empregados na apuração dos valores aplicados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS). O voto também considerou ações empregadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, e os repasses a hospitais e às demandas de saúde.

Leia mais no Correio do Povo