Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Porto Alegre: ADI Arquitetura assina projeto da nova sede do 10º Tabelionato de Notas

Detalhes Notícia
A nova sede tem 1.000m². Foto: Melt Image Builders

 

Tabelionatos costumam ter uma arquitetura tradicional e rígida, e foi pensando em fugir desses conceitos que a ADI Arquitetura criou o projeto da nova sede do 10º Tabelionato de Notas, que será inaugurada na quarta-feira, dia 25 de maio. Localizado há muitos anos na Av Assis Brasil, perto do Viaduto Obirici, o tabelionato começa outra fase da sua história agora na Av. Carlos Gomes, 1070, sob o comando do tabelião Marcelo Flach.

Foto: Melt Image Builders

A nova sede tem 1.000m², oito salas de reuniões, sala administrativa, copa, varanda, salas de lazer e lockers para funcionários, oito banheiros, sala principal para o tabelião e lounges de espera para maior conforto dos clientes, além de um estacionamento de 650m². Tudo segue o design industrial, com concreto e tubulações aparentes, piso em porcelanato em tom cinza, assim como pintura de teto e paredes, para ter uma base neutra e monocromática, ampliando o espaço. Nas paredes, fotos com paisagens de Porto Alegre, em preto e branco nos ambientes compartilhados e coloridas nas salas de reuniões, compõem o cenário.

“Colocamos as salas de reuniões nas laterais do ambiente para o cliente poder contemplar – tanto no piso superior quanto no térreo – o cenário geral”, pontua Ana Paula Freitas, arquiteta responsável pelo projeto. Cada sala tem o nome de um ponto turístico de Porto Alegre e uma foto colorida do local. Conforme o Tabelião Marcelo Flach, “a ampliação física era de extrema necessidade para o crescimento do serviço, não havendo a possibilidade de não ser feita”.

Ana Paula Freitas Foto: Arquivo pessoal

Ana Paula Freitas, da ADI Arquitetura, focou em fluxo, funcionalidade e circulação para o projeto – que é todo PNE, além de todo o cuidado com os funcionários. Espaços amplos, mesas grandes, com larguras maiores do que as convencionais, proporcionam maior conforto aos funcionários e clientes. “Pensamos na funcionalidade e principalmente no ar acolhedor com os lounges espalhados pelos setores, com sofás, poltronas confortáveis e tapetes”.

Ana Paula também quis trazer modernidade, seriedade e conforto para a nova base, valores que o Dr. Marcelo Flach prioriza desde que assumiu o 10º Tabelionato de Notas em agosto de 2019. Todos os computadores de serviço foram trocados e todas as estações dos setores de escrituras utilizam dois monitores, agilizando os atendimentos.

O Dr. Marcelo busca que o 10º Tabelionato de Notas seja referência na atividade notarial do Estado do Rio Grande do Sul, tanto pelo atendimento humanizado, quanto pela gestão de excelência, com eficácia dos atos praticados. Assim se fez necessário uma sede que contemplasse uma atividade com todas essas características.