Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

RS: Casa de Cultura Mario Quintana sedia o lançamento do co.liga. A adesão à plataforma possibilitará ampliar a oferta de capacitações promovidas pelo RS Criativo

Detalhes Notícia
Beatriz Araujo com Carol Biberg, Ana Fagundes e representantes da Fundação Roberto Marinho. Foto: Solange Brum / Sedac

 

 

Aconteceu nesta quinta-feira (21), a assinatura do termo de adesão entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e do Programa RS Criativo à escola virtual de Economia Criativa co.liga. O lançamento ocorreu na Sala Sério Napp2, no 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Sedac.

Secretária Beatriz Araujo assina o termo de adesão. Foto: Solange Brum / Sedac

O termo de adesão foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e contou com a presença da coordenadora do programa RS Criativo, Carol Biberg, da assessora especial de Artes e Economia Criativa da Sedac, Ana Fagundes, e de representantes da Fundação Roberto Marinho.

No Rio Grande do Sul, a adesão à plataforma co.liga possibilitará ampliar a oferta de capacitações promovidas pelo programa estratégico RS Criativo, que busca alcançar um público jovem que enfrenta dificuldades para acessar processos educativos e culturais, em especial nas comunidades periféricas e mais vulneráveis, por meio de novas oportunidades de formação qualificada para sua inserção no mercado de trabalho via economia criativa.

Por meio do Programa RS Seguro do Governo do Estado, o RS Criativo já vem realizando capacitações dirigidas ao público jovem e em situação de maior vulnerabilidade, trabalhando de forma transversal e articulada com as secretarias estaduais da Segurança Pública e da Educação. O RS Seguro desenvolve ações direcionadas às comunidades gaúchas que apresentam os indicadores de violência mais elevados, atingindo predominantemente a população jovem. É crescente a demanda por iniciativas de caráter preventivo, educativo e cultural, e a adesão à plataforma co.liga permitirá a abertura de um maior número de vagas nos cursos, bem como a inclusão de novos conteúdos e oportunidades de trabalho para as juventudes.

Escola vai conectar jovens às oportunidades nas empresas

A escola co.liga se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, disponibilizando conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado, com participação de mentores para apoiar a formação dos estudantes, oferta de oportunidades de trabalho por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias e aprendizagens.

Foto: Solange Brum/ Sedac

Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa:

Patrimônio

Música

Multimídia

Design

Artes Visuais

Além disso, são abordados temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais. Os conteúdos foram desenvolvidos por nomes reconhecidos em suas áreas e entre as opções estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos, entre outros.

Todos os cursos são on-line e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

No eixo do trabalho, a escola promove a conexão dos estudantes com o mercado: empresas, gestores, produtores, desenvolvedores e empreendedores ‘coligados’ vão oferecer, na própria plataforma, oportunidades de trabalho para os estudantes, a partir de uma rede de parcerias estratégicas organizada pela co.liga. Os estudantes também poderão compartilhar seu portfólio na plataforma coliga.digital.