Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Rússia interromperá novamente envio de gás para a Alemanha; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Estatal russa de energia Gazprom informou que não haverá fornecimento de gás por três dias pelo Nord Stream 1, devido a uma manutenção. Em julho, o gasoduto ficou fora de operação por dez dias para reparos. No ano passado, a Rússia forneceu 40% do gás importado pela UE, por meio do Nord Stream 1 e de outros gasodutosFoto: Hannibal Hanschke/File Photo/REUTERS

 

 

empresa estatal russa de energia Gazprom anunciou nesta sexta-feira (19/08) uma nova interrupção no fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1, que liga a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico. Após o anúncio, o preço do gás disparou, chegando a um nível recorde.

Segundo a Gazprom, o gás não será enviado por três dias, de 31 de agosto a 2 de setembro, devido à manutenção do gasoduto.

“É preciso fazer manutenção a cada mil horas [de operação]”, indicou a estatal em comunicado, acrescentando que o trabalho contará com a participação de técnicos da Siemens. Questionada, a Siemens Energy não comentou o assunto.

De acordo com a Gazprom, após a manutenção, 33 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia voltarão a ser entregues através do Nord Stream 1 – se não houver problemas técnicos. Isso corresponde a 20% da produção máxima diária, nível para o qual a Rússia reduziu a entrega há algumas semanas alegado problemas técnicos.

Leia mais em Deutsche Welle