Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Alemanha assume controle de subsidiárias da russa Rosneft, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Medida vai colocar sob tutela participação da petrolífera russa Rosneft em três refinarias na Alemanha, incluindo unidade responsável por abastecer 90% do petróleo consumido em Berlim. Instalações do oleoduto Druzhba na refinaria PCK, no norte da Alemanha Foto: Patrick Pleul/dpa-Zentralbild/dpa/picture alliance

 

 

O governo alemão anunciou nesta sexta-feira (16/09) que assumiu o controle das atividades no país de duas subsidiárias da petrolífera estatal russa Rosneft com o objetivo de “garantir” o abastecimento de energia na Alemanha, que vem tomando medidas para reduzir sua dependência de petróleo da Rússia desde o início da invasão da Ucrânia.

As subsidiárias da Rosneft na Alemanha serão colocadas sob “administração fiduciária” pela A Bundesnetzagentur, agência governamental alemã que supervisiona as redes elétricas do país, informou o Ministério da Economia alemão.

Num comunicado, o ministério justifica a decisão de colocar as subsidiárias sob tutela com a necessidade de proteger três refinarias que contam com participação da Rosneft na Alemanha.

“A administração fiduciária neutraliza a ameaça iminente à segurança do fornecimento de energia e estabelece uma base essencial para a proteção e o futuro”, apontou o governo alemão.

Leia mais em Deutsche Welle