Na mostra, o artista apresenta aspectos criativos e curiosidades do processo que resultou no livro feito de forma inteiramente artesanal, tendo como matérias-primas descartes domésticos e industriais. Ao enfrentar um cenário de escassez e dificuldades na vida pessoal e profissional, Riegel se viu impulsionado a mudar como ser humano e artista. Foi este o momento em que decidiu fundar a startup “Atelier Livro Feito à Mão”, tendo o “Café do Poeta” como primeira criação.
O projeto, segundo o artista, é uma maneira de reconhecer que a riqueza do mundo está o tempo todo disponível e pode ser uma energia livre, sustentável, renovável e acessível. “Enquanto houver humanidade neste ou em qualquer outro planeta, haverá produção, consumo e resíduo. Vivemos um momento que requer consciência elevada e uma visão de igual valor para essas três bases da vida”, comenta ele.
Contemplada no Edital Cultural 01/2021 do Fundo Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, cidade onde reside o artista, a exposição estreou em junho deste ano na Pinacoteca do Espaço Cultural Albano Hartz, totalizando 53 dias de visitação presencial e virtual. Agora, chega à capital com apoio do Sesc/RS e terá entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Serviço
Exposição ‘Café do Poeta – O Livro Feito com Lixo’, de Alex Riegel
De 17 de outubro a 4 de novembro (segunda a sexta, exceto feriados), das 9h às 18h
Local: Sesc Alberto Bins (Avenida Alberto Bins, 665 – Porto Alegre, RS)
Entrada Franca