Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Rússia acusa Ocidente de "pressionar" Irã após sanções da UE por uso de drones na Ucrânia, da RFI

Detalhes Notícia
Drones iranianos que teriam sido usados pela Rússia no ataque à Ucrânia AFP

 

 

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira (20) que o Ocidente busca “pressionar” o Irã ao acusar Moscou de utilizar drones iranianos nos ataques à Ucrânia. A declaração foi dada após o anúncio de um acordo dos membros da União Europeia (UE) para impor sanções contra três indivíduos e uma instituição que teria fornecido os aparelhos utilizados para bombardear o país.

“Tudo o que é feito hoje tem um único objetivo: pressionar o país. Para isso, Washington mobiliza países da Otan e da UE para apoiar sua posição. É evidente”, disse a porta-voz do Ministério russo das Relações Exteriores, Maria Zakharova, em entrevista coletiva. Para ela, as alegações de que a Rússia estaria usando drones iranianos para sua ofensiva na Ucrânia são “conclusões infundadas”.

No início do dia, os Estados-membros da UE concordaram em aplicar sanções, que entram em vigor na quinta-feira, contra três indivíduos e uma entidade acusada de fornecer à Rússia drones iranianos usados na Ucrânia, anunciou a presidência tcheca da UE.

“Esta é nossa resposta clara ao regime iraniano, que fornece drones à Rússia, utilizados para matar cidadãos ucranianos inocentes”, afirmou o primeiro-ministro tcheco Petr Fiala. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também celebrou a notícia antes do início de uma reunião de cúpula em Bruxelas sobre crise energética.

Leia mais em RFI