A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes de Oliveira, participou de uma sessão plenária da Câmara de Vereadores. Convidada pelo líder de governo, Ricardo Ritter, ela introduziu o diagnóstico desenvolvido pela pasta como parte do processo de revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental. A exposição foi detalhada pelo engenheiro civil Gustavo Taniguchi, representante da empresa Urbtec, consultora contratada para a realização dos estudos.
Para sua revisão, a Prefeitura propôs uma construção coletiva. O trabalho conjunto de equipes técnicas do Executivo, profissionais da Urbtec e população foi dividido em quatro etapas. A primeira consistiu na mobilização da sociedade civil e na estruturação da metodologia. A segunda fase, encerrada com a apresentação desta quarta-feira, dedicou-se à elaboração do diagnóstico do município, com estudos de campo, análise de dados e oficinas comunitárias para o conhecimento da realidade local.
O estudo da realidade local, cujos relatórios estão disponíveis no site da prefeitura, foi apresentado aos vereadores por Gustavo Taniguchi. Na realidade socioeconômica, Taniguchi destacou que o crescimento populacional hamburguense ocorre em uma taxa inferior às da região, descolando das médias estadual e nacional. “A cidade também sofre um pouco mais nas crises econômicas. Mas já se percebe uma dinâmica de ascensão nos últimos anos”, apontou.
Leia mais no Jornal do Comércio