Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Oferta de carne bovina caiu 5 kg per capita no Brasil desde 2018, por Mauro Zafalon/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Desafios para os próximos anos passam por investimentos, agenda ambiental, questões sanitárias e políticas macroeconômicas. Um funcionário corta charros de carne bovina em um frigorífico - Paulo Whitaker - 7.out.11/Reuters

 

 

A disponibilidade de carne bovina per capita recuou 5,2 quilos de 2018 a 2022 no Brasil. A partir do próximo ano, mesmo com as exportações aumentando, a oferta interna deverá crescer.

A carne bovina ficará mais acessível e a perda nos anos recentes, provocada por pandemias, peste suína e guerra, será recuperada.

As avaliações são de Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária. A disponibilidade per capita de carne bovina no Brasil está em 36 quilos de carcaça por habitante, considerando as ofertas formal e informal.

Se considerada apenas a oferta formal, a carne que passa por um controle federal, estadual ou municipal, a quantidade per capita é de 23 quilos. Nogueira afirma que a disponibilidade de carne informal vem aumentando, o que mostra uma elevação da informalidade no país.

Leia mais na Folha de São Paulo