Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Os oito recados de Lula na primeira reunião ministerial, por Fernanda Alves/O Globo

Detalhes Notícia
Presidente fez aceno ao Congresso e citou nominalmente presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira. Lula durante reunião ministerial. Foto: Evaristo Sá/AFP

 

 

Durante seu discurso antes da primeira reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez acenos e mandou recados de como deseja conduzir seu terceiro governo. A relação que chefe do Executivo pretende estabelecer junto ao Congresso, o discurso dúbio na relação com os ministros, o aceno ao agronegócio e a proposta de voltar a investir em áreas como educação, saúde e cultura foram os destaques da fala inicial.

Durante o discurso, o presidente deu um recado dúbio para seus ministros as dizer que quem fizer algo errado “será convidado a deixar governo”, mas prometeu “não deixar ninguém na estrada”.

—Todo mundo sabe que a nossa obrigação é fazer as coisas corretas, é fazer as coisas da melhor forma possível. Quem fizer errado, sabe que só tem um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometeu algo grave, a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria justiça — disse Lula, acrescentando logo depois: — Estejam certos que eu estarei apoiando cada um de vocês nos momentos bons e nos momentos ruins. Não deixarei nenhum de vocês no meio da estrada. Não deixarei nenhum de vocês.

Leia mais em O Globo