Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Concessão do Dmae e privatização da Carris saem neste ano, afirma Melo, por Bruna Suptitz/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo informou que projeto e trâmites estão avançados TÂNIA MEINERZ/JC

 

 

A concessão do Dmae e a privatização da Carris, duas das mais polêmicas promessas feitas por Sebastião Melo (MDB) na campanha eleitoral, devem sair do discurso em 2023. A afirmação do prefeito de Porto Alegre foi dada no evento Tá na Mesa da Federasul, onde Melo palestrou na reunião-almoço desta quarta-feira, 22 de março.

Para “bater o martelo” sobre o modelo de concessão do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Melo aguarda uma reunião com os vereadores da base prevista para acontecer nos próximos dias e quer enviar um projeto pedindo autorização legislativa logo após essa conversa. Com a maioria dos parlamentares ao seu lado, o governo não deve enfrentar muita dificuldade.

Mas Melo já anuncia que a proposta é de concessão parcial, por 30 anos, modelo validado por um grupo de trabalho da prefeitura liderado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes (PL). O que se pretende é manter a produção de água com o poder público, que revende ao concessionário para distribuir e cobrar. O privado ficará encarregado de investir na extensão da rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto. E “todo e qualquer recurso que advenha do leilão será carimbado: 100% (vai) para a drenagem”, declarou Melo.

Leia mais no Jornal do Comércio