Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Entrevista: Proposta de mandato para ministro do STF é ‘cavalo de troia’, diz Gilmar Mendes, por Mariana Muniz, Daniel Gullino e Thiago Bronzatto/O Globo

Detalhes Notícia
Entrevista: Proposta de mandato para ministro do STF é ‘cavalo de troia’, diz Gilmar Mendes, por Mariana Muniz, Daniel Gullino e Thiago Bronzatto/O Globo Decano diz que debate sobre prazo para atuação de novos membros do Supremo é cortina de fumaça, vê Corte mais forte após ataques antidemocráticos e considera inegável a responsabilidade política de Bolsonaro. Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista ao GLOBO. Foto: Cristiano Mariz

 

 

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ficou emocionado ao se deparar com escombros da Corte após os atos golpistas de 8 de janeiro. “Foi como se tivessem invadido a minha própria casa”, disse o ministro que há mais de duas décadas integra a cúpula do Judiciário.

Ao GLOBO, o magistrado afirma que o STF saiu mais forte dos ataques antidemocráticos. Critica o processo de desinstitucionalização do país sob o governo Bolsonaro e diz que é inegável a responsabilidade política do ex-presidente.

Afirma ainda que a proposta debatida no Senado de fixar mandatos para novos membros da Corte é um “Cavalo de Troia para discutir outras questões” e que seria bom ter “nomes como o de Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) no Supremo”.

Leia mais em O Globo