Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Grande júri de NY vota para indiciar Donald Trump

Detalhes Notícia
Donald J. Trump em março em National Harbor, Maryland. Ele evitou acusações criminais por décadas, apesar do escrutínio persistente e das investigações repetidas. Haiyun Jiang/The New York Times

 

 

Um grande júri de Manhattan votou para indiciar Donald J. Trump na quinta-feira por seu papel em pagar suborno a uma estrela pornô, de acordo com cinco pessoas com conhecimento do assunto, um acontecimento histórico que vai abalar o calendário de 2024 da corrida presidencial e o marcará para sempre, Será a primeira vez na história americana que um atual ou ex-presidente enfrentará acusações criminais.

O escritório do promotor distrital de Manhattan está investigando o ex-presidente em conexão com seu suposto papel em um esquema de pagamento de suborno e encobrimento envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels que data da eleição presidencial de 2016.

A decisão certamente empurrará o sistema político americano – que nunca viu um de seus ex-líderes ser confrontado com acusações criminais, muito menos enquanto concorre novamente à presidência – em águas desconhecidas.

A ação legal contra Trump leva a campanha presidencial de 2024 a uma nova fase – em que o ex-presidente prometeu continuar concorrendo diante de acusações criminais.

Trump frequentemente chamou as várias investigações que o cercam de “caça às bruxas”, tentando influenciar a opinião pública sobre elas, colocando-se como vítima do que ele alegou serem investigações políticas lideradas por promotores democratas. À medida que a acusação se aproximava, Trump instou seus apoiadores a protestar contra sua prisão, ecoando seus apelos à ação após a eleição de 2020 enquanto tentava anular sua derrota para o presidente Joe Biden.