Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Projeto proporciona água potável a fumicultores, por Nereida Vergara/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Alliance One Brasil e Imperial Brands, ambas ligadas à indústria do tabaco, mapearam produtores integrados que tiveram dificuldade de abastecimento com as estiagens sucessivas na Região Sul, entre eles, 142 famílias gaúchas | Foto: Junio Nunes / Alliance One / Divulgação / CP

 

 

O quadro de estiagem na Região Sul do Brasil, que se repetiu nos últimos três anos, não trouxe apenas prejuízos à produção da agricultura em seus mais variados setores. A falta de água e o esgotamento de mananciais pela escassa ocorrência de chuvas também atingiu produtores gaúchos, paranaenses e catarinenses em questões básicas, como a disponibilidade de água para consumo doméstico. Pensando nisso, a Imperial Brands, empresa britânica de processamento de tabaco, em parceria com a Alliance One Brasil (exportadora do ramo) mapearam as necessidades de seus fumicultores integrados nas três estados para identificar e solucionar problemas de abastecimento, formulando o programa AOBe Water, que só no Rio Grande do Sul atendeu 142 produtores em 51 municípios.

O programa consiste, segundo a coordenadora de sustentabilidade da Alliance, Carine Schaeffer, em monitorar as condições sociais e ambientais de cada propriedade integrada à cadeia produtiva da fumicultura. A partir da identificação, o produtor pode escolher pela instalação de caixas d’água que armazenem água da chuva ou usem água de nascentes locais. Todo o custo e mão de obra de colocação das caixas, cisternas ou construção de fossas sépticas é bancado pelas empresas signatárias do projeto.

Leia mais no Correio do Povo