Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Sírio que chegou como refugiado vira prefeito na Alemanha/Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Ryyan Alshebl, de 29 anos, é eleito para comandar pequena cidade no estado de Baden-Württemberg. Ele fugiu da guerra em seu país e chegou à Alemanha em 2015. "Fizemos história", declarou Ryyan Alshebl sobre sua vitória eleitoral Foto: Christoph Schmidt/dpa/picture alliance

 

 

O sírio Ryyan Alshebl, de 29 anos, que chegou à Alemanha como refugiado em 2015, foi eleito prefeito da pequena cidade de Ostelsheim, no sul da Alemanha, no domingo passado (02/04).

A vitória dele não é nenhuma obviedade num ambiente rural e conservador, observou o novo prefeito. “Hoje fizemos história”, declarou Alshebl, acrescentando que Ostelsheim, com apenas 2.500 habitantes, enviou uma mensagem de tolerância e cosmopolitismo para toda a Alemanha.

Segundo as autoridades eleitorais, Alshebl é o primeiro prefeito sírio de uma cidade no estado alemão de Baden-Württemberg e possivelmente em toda a Alemanha.

Ele derrotou dois outros candidatos que, como ele, concorriam como independentes, ou seja, sem filiação partidária. Alshebl é filiado ao Partido Verde, mas não concorreu pelo partido.

Leia mais em Deutsche Welle