Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Refinamento na seleção do grão para moagem/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Em sua sede, em Passo Fundo, a Biotrigo Genética mantém uma padaria de testes para comprovar a qualidade do material que seleciona e oferecer às indústrias | Foto:

 

 

A Biotrigo Genética apura seus resultados checando na prática a qualidade dos materiais que produz, em fase pré-comercial, para atender os produtores e a indústria. Para isso, envolve inclusive uma padaria de testes, localizada na sede da empresa, em Passo Fundo. “Fazemos, dentro da nossa estrutura de pesquisa, uma testagem e enviamos amostras para todos os moinhos do Brasil com o material codificado”, explica o gerente comercial regional Sul da empresa, Tiago de Pauli. A Biotrigo, diz ele, faz um tipo de mediação, para atender não apenas os produtores, mas também os segmentos da indústria que buscam excelência. Segundo Pauli, somente neste ano, a qualidade do trigo gaúcho – para a qual contribui a Biotrigo – garantiu a possibilidade de embarcar, pelo menos,dez navios com produto do Estado para ser usado em moinhos da região Nordeste.

A gerente de Desenvolvimento de Produto da Biotrigo, Kênia Meneguzzi, relata que grande parte da aplicação das cultivares selecionadas pela empresa são destinadas aos mercados de panificação, de massas, biscoitos e ao uso doméstico da farinha, além de nichos específicos como o de pizzaria, de massa fresca e o de confeitaria. Ela conta que a padaria foi implementada em 2015 e em 2016 os testes foram iniciados. “Todo o nosso portfólio comercial é voltado a atender o mercado de panificação, que hoje corresponde a mais de 50% do mercado”, descreve. Na sequência de utilização vêm as massas, que correspondem a entre 10% e 15% do mercado, e depois a fabricação de biscoitos.

Leia mais no Correio do Povo