Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Sindicato confirma paralisação de 24 horas na Trensurb na próxima segunda-feira, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Foto: Guilherme Almeida

 

 

Usuários devem se preparar para a greve dos metroviários, que será realizada a partir da próxima segunda-feira, por 24 horas. A paralisação foi confirmada nesta sexta-feira pelo presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô RS), Luiz Henrique Chagas, após a assembleia geral extraordinária realizada no final da manhã de hoje, na sede administrativa da Trensurb, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A empresa disse que não se manifestará sobre o assunto.

Também nesta sexta, mais cedo, servidores vinculados ao Sindimetrô RS entregaram panfletos aos usuários nas estações terminais Mercado, na Capital, e Novo Hamburgo. Entre as pautas de reivindicações dos trabalhadores, estão a contrariedade ao projeto de privatização do serviço, chamando de “tragédia anunciada”, e argumentando que pode haver “aumento da tarifa” e riscos de segurança a quem utiliza os trens para deslocamentos.

A Trensurb, que transporta por volta de 110 mil passageiros por dia, segundo o sindicato, também estaria descumprindo o acordo coletivo de trabalho (ACT) e não pagando o adicional de risco de vida aos trabalhadores da segurança do metrô. O Sindimetrô RS ainda comenta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não retirou a empresa do Plano Nacional de Desestatização (PND), embora tenha prometido encerrar o processo de privatização de todas as empresas estatais.

 

Leia mais no Correio do Povo