Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Asilo Padre Cacique comemora 125 anos de assistência aos idosos, por Bruna Tkatch/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Asilo Padre Cacique, que abriga idosos em situação de vulnerabilidade, completa 125 anos de serviço neste mês de junho ANA TERRA FIRMINO/JC

 

 

O Asilo Padre Cacique, que abriga idosos em situação de vulnerabilidade, completa 125 anos de serviço neste mês de junho. Atualmente há 92 residentes no local, que contam com atendimento de enfermagem 24h por dia. Eles recebem seis refeições diárias, além de assistência médica, odontológica, fisioterápica e social. Idosos que tenham perfil cognitivo ativo e capacidade para deslocamento, têm autorização para saída do local. Para ser residente da instituição, deve-se apresentar vulnerabilidade social e financeira, além de passar por seleção.

Mas, para os residentes que não podem sair do local, há uma rotina estabelecida com atividades e socialização. Além das refeições, há reuniões pensando no bem-estar dos moradores e rodas de meditação. Também há algumas salas de convivência e os jardins da instituição, que possui hortas cuidadas pelos idosos. Vários encontros já foram promovidos para debater temas como conscientização sobre a importância da família, cuidados com a saúde, estatuto do idoso, entre outros assuntos.

A instituição já promoveu dezenas de eventos de socialização e arrecadação ao longo de todos os anos de serviço. Mas, com o início da pandemia de Covid-19, o local fechou as portas para visitantes e outras pessoas que não fossem moradores ou funcionários. A visitação começou a ser liberada apenas quando todos os idosos já haviam sido imunizados com a quinta dose da vacina contra o coronavírus. “Estamos agora em um momento de abertura da casa”, informa a médica responsável do Padre Cacique, Júlia Santana Trombetta.

Leia mais no Jornal do Comércio