O mês de setembro é marcado pela chegada da primavera. A estação das flores fica ainda mais bonita com as cores e o perfume da natureza. Admirar essas belezas na Serra Gaúcha é um programa imperdível e o Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis, é o lugar ideal. Privilegiado pela bela paisagem ao ar livre, o local conta com mais de 80 tipos de árvores e mais de 100 espécies de plantas como suculentas, bromélias, orquídeas, jasmins, rosas entre outras.
Dentre as espécies especiais que podem ser encontradas no parque, está a orquídea cattleya Cernua (lindl.) van den Berg, que é nativa de Nova Petrópolis, e rara nas florestas do município. Também é possível conhecer a árvore Ginkgo Biloba, considerada um fóssil vivo, existente há 200 milhões de anos e tão forte que sobreviveu a radiação de explosões atômicas no Japão. Já entre as flores há a Pétrea (trepadeira), lavandas, gerânios e sumpatiens popularmente conhecida como beijinho ou maria-sem vergonha, e as camélias, plantas presentes nos jardins dos imigrantes alemães e que continuam sendo cultivadas por toda região.
“Muitos visitantes são atraídos no outono e primavera em função das estações do ano, em que as maiores mudanças acontecem. Agora, por exemplo, é lindo ver as árvores do parque florescerem”, destaca Valmor Heckler, proprietário do local.
Localizado na Serra Gaúcha, o Esculturas Parque oferece a história da imigração germânica contada por meio das mais de 80 esculturas em arenito, distribuídas no espaço. Além da bela paisagem, o atrativo turístico dispõe de acessibilidade, áudio descrição e conta ainda com animais como cabras, coelhos, peixes e mais recentemente, cinco variedades de abelhas sem ferrão.
Festival da Primavera 2023
Uma dica de roteiro para quem quer visitar Nova Petrópolis neste mês, é que até dia 24 de setembro ocorre o Festival da Primavera, feira de jardinagem e paisagismo com participação de mais de 20 expositores e atrações voltadas para toda família diariamente. Confira a programação aqui.