Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Sarau do Solar com Vanessa Longoni no espetáculo 'Tudo Tinha Ruído'

Detalhes Notícia

 

 

A cantora Vanessa Longoni é a atração do Sarau do Solar, dia 18 de outubro, às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa RS, com o espetáculo “Tudo Tinha Ruído”. Sarau solidário, mediante doação de alimentos não perecíveis.

A artista e o espetáculo

Vanessa Longoni é cantora, especialista em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina/SP com pesquisa voltada para a voz. É ganhadora do prêmio Açorianos de Música de Melhor Intérprete, Melhor CD, Melhor Produção Musical e Melhor Show, pelo CD “A Mulher de Oslo”.

Lançou o CD “Realidade paralela”, o espetáculo musical “Lorquianas”, foi integrante do Grupo Vocal Maria vai com as Outras, ganhador do Prêmio Açorianos de Melhor CD, com o trabalho “Bailadêra”. Trabalhou em MG, SP, RS e CE e lançou o show “Cadê Dona Maria? ”. Lançou e produziu o CD e show infantil “Queremos uma ciclovia/Queremos um carrilbici ”. Com a cantora Lica Tito produziu, na cidade do Rio de Janeiro, o Sarau Déja Vu. Lançou o CD, com produção musical de Gastão Villeroy e Antonio Villeroy, Canção para voar. Com este trabalho foi artista Faro MPB. Lançou os clipes “Luz da Nobreza” com direção de Gustavo Fogaça e “Mercado” com direção de Daniel Cury. Realizou também os concertos: “Mulheres da banda” com a Banda Municipal de Porto Alegre e “Concertos do Rock” com a Orquestra de Câmara da Ulbra. Estudou canto com Ná Ozzetti, Amélia Rabello e Mirna Rubin. A convite do Unimúsica, com Gisele di Santi, Gutcha Ramil e Carina Levitan, construiu o show “Sobre a palavra Futuro”. Em 2019 Lançou o show “Tudo tinha Ruído” em voz e piano. Em março de 2022 lançou o clipe “Passada”, indicado ao prêmio de melhor abordagem no 15 FestivalCC em Nazaré/Portugal, e em maio lançou o álbum “Tudo Tinha Ruído” pelo selo Pequeno Imprevisto (SP). Seus trabalhos encontram-se nas plataformas digitais.

Como fazer sentido e manter a esperança num tempo em que somos constantemente assolados por notícias desesperadoras, informações desencontradas, violências das mais diversas ordens? Tal questionamento é o motor de “Tudo tinha ruído”, projeto musical de Vanessa Longoni, no qual a cantora busca tecer reflexões sobre dissabores profundamente atuais através das canções de Arthur de Faria em parceria com Alessandra Leão, Marcelo Sandmann, Daniel Galera, Gustavo Kaly, Maurício Pereira e Rodolfo Wilcock.

Diferentes autores, de diferentes regiões e gerações, juntos, endossam o grito engasgado contido da intérprete que experimentou diversas linguagens artísticas – teatro, literatura e música – ao longo de seus 30 anos de dedicação à arte, tornando-a uma inventiva intérprete capaz de articular um repertório de complexidade contemporânea sem perder o interesse pelo rock, pop e MPB.

A dramaturgia do espetáculo é concebida pela voz e pelo texto. Cada cena/canção leva o ouvinte para além do desabafo, para além de todos os atravessamentos, num voto de confiança entre público e artista para a reconstrução e esperança.

Tudo Tinha Ruído dialoga com questões do indivíduo de nosso tempo, apresentando ao público outros repertórios e expressões artísticas capazes de traduzir ruídos e ruínas.

Compõem o repertório as seguintes canções; Passada – Arthur de Faria/Alessandra Leão; Primeira Canción – Arthur de Faria/Juan Rodolfo Wilcock; Experimento 1 – Antígona sobre a terra devastada – Vanessa Longoni; Utopia – Fabricio Gambogi; Tudo Tinha Ruído – Arthur de Faria/Mauricio Pereira; As Coisas da Casa – Arthur de Faria/Marcelo Sandmann; Experimento 2 – Antígona vela seus irmãos – Vanessa Longoni; Breve Oração – Arthur de Faria/Daniel Galera; Só por Hoje – Arthur de Faria/Gustavo Kaly; Experimento 3 – Antígona passada – Vanessa Longoni; e Prece – Lucas Gonçalves.

SERVIÇO

Foto: Divulgação

Sarau do Solar com Vanessa Longoni no espetáculo Tudo Tinha Ruído
Dia 18 de outubro, às 18h30
Na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS
* Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis.

Doações para populações afetadas pelas enchentes no RS

PIX para a conta SOS RIO GRANDE DO SUL
CNPJ – 92.958.800/0001-38 Banco do Estado do Rio Grande do Sul
ONDE ASSISTIR O SARAU DO SOLAR

Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul