Porto Alegre, sexta, 01 de março de 2024
img

RS: Coletivo de escritores negros debate sobre memória e ancestralidade. Publicação pretende dar visibilidade à escrita negra

Detalhes Notícia
Coletivo de escritores Negros. Foto: Victor Frainer
 

 

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) receberá no dia 24 de novembro, às 19h, o Coletivo de Escritores Negros (CEN) para um debate sobre a escrita negra, em comemoração ao Novembro Negro.

O encontro marcará o lançamento da segunda edição da Revista “Meu Corpo Negro – Memórias”, que conta com a participação de escritores e artistas negros, como Gilberto Soares, Isabete Fagundes, Josiane Prestes, Maria Inês Nunes Barcelos, Rosa Mayommbe e Tiago Maria, todos membros do CEN.

A revista traz uma coletânea de 19 textos que exploram as relações entre infância e ancestralidade, com o objetivo de dar visibilidade à escrita negra. A entrada é gratuita. Segundo a coordenadora de eventos, Angela Maria Xavier Freitas, a publicação busca dar voz e expressar experiências por meio de escritas em prosa, poesia e relatos dos associados do CEN, transformadas em escrevivências.

Essa ação faz parte da agenda especial desenvolvida pela BPE para o Mês da Consciência Negra, que contará com diversas atividades ao longo do mês. A programação completa pode ser consultada nas redes sociais e no site da BPE e da Sedac.

A diretora da BPE, Ana Maria de Souza, primeira gestora negra em 153 anos de história da instituição, destaca a importância de projetos como esse, que dão voz às pessoas negras: “Como mulher negra ocupando um cargo de liderança na maior Biblioteca Pública do Estado, entendo a necessidade de projetos como o do CEN, que buscam pensar a cultura e a identidade dos negros em busca de uma sociedade mais igualitária e antirracista”.

Além de gerir uma biblioteca desse porte, Ana Maria tinha como objetivo desde sua chegada dar visibilidade às pessoas negras e oferecer espaço para artistas negros e ações que promovam a cultura negra, como forma de afirmar a identidade e combater a discriminação e a desigualdade, contribuindo para a transformação social.

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com. Toda a programação é gratuita.

 

 

Serviço

Lançamento da Revista “Meu Corpo Negro Memórias”

Data: 24/11
Horário: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)

*Entrada gratuita