Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Porto Alegre: BeesCats do Rio de Janeiro é a equipe campeã da Ligay 2023

Detalhes Notícia
Primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, que foi madrinha da etapa Sul da Ligay, entregou medalhas aos atletas. Foto: Alex Rocha/PMPA

 

 

A equipe BeesCats Soccer Boys, do Rio de Janeiro, foi a campeã da Champions Ligay Nacional de Futebol de 2023. A equipe se tornou a campeã após derrotar na final o Bulls, de São Paulo, nos shootouts, uma espécie de pênalti com a condução da bola, por 3 x 2. A conclusão da competição ocorreu nas fases classificatórias e eliminatórias nesse sábado, 18, e domingo, 19, nas quadras da Orla do Guaíba.

Em segundo lugar ficou o Bulls e em terceiro lugar a Felinos, de Minas Gerais. O artilheiro foi Kenny, da BeesCats, com oito gols marcados, e o goleiro menos vazado o atleta Renan Dias, do Bulls. O melhor técnico escolhido foi Cris Makaé, do Bulls. E a melhor atleta foi Ytally, do Felinos, do Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação de 20 equipes e 600 atletas de todas as regiões do Brasil. A Ligay reuniu times de Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e mais cidades do Centro-Oeste.

“Foi um evento especial, que ajudou a promover a inclusão da comunidade LGBTQIA+ e também o esporte como meio de qualidade de vida e de promoção da saúde e bem-estar”, afirmou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia.

Segundo a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, madrinha da etapa Sul da Ligay que ocorreu em março, o evento foi uma oportunidade de incentivo das ações de inclusão e respeito pela comunidade.

“Em um final de semana na nossa encantadora Orla, celebramos a vitória do respeito, do amor e do esporte como instrumentos de inclusão. Parabéns a todos que tornaram este campeonato da Liga Gay em Porto Alegre um verdadeiro triunfo da diversidade”, concluiu a primeira-dama sobre as finais da Ligay.

A abertura do evento foi adiada devido às chuvas intensas que atingiram a Capital durante a madrugada e a manhã do sábado. No mesmo dia, começaram os jogos da fase classificatória, às 12h. No domingo, ocorreram as fases eliminatórias.

Além da competição, houve a presença da Secretaria Municipal da Saúde, com atividades de orientação quanto à prevenção em saúde e contra as infecções sexualmente transmissíveis. Ocorreu a distribuição de autoteste para HIV e a participação do Zé Gotinha para incentivar a vacinação da população.