Porto Alegre, sexta, 01 de março de 2024
img

Porto Alegre: Operação prende homem em flagrante por furto de energia em ferro-velho

Detalhes Notícia
Foto: PMPA

 

 

O proprietário de um ferro-velho foi preso em flagrante por furto de energia na manhã desta segunda-feira, 20, durante ação realizada no âmbito da Operação Ferros-Velhos na Zona Leste. O suspeito, de 56 anos, foi encaminhado a uma delegacia após a concessionária constatar a irregularidade.

O estabelecimento, no bairro Partenon, também foi alvo de autuações por falta de licenciamento ambiental e alvará de funcionamento. Além disso, recebeu notificação quanto à necessidade de instalação de sistema de videomonitoramento, determinada pela Lei Municipal 13.589/2023.

“Seguimos trabalhando, de forma integrada com demais órgãos municipais, estaduais e empresas prestadoras de serviços, com o objetivo de promover a regularização do setor. Esta união de esforços é fundamental para o sucesso da ofensiva”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

A operação também autuou um ferro-velho, no bairro Coronel Aparício Borges, por operar sem alvará. Em caso de reincidência, o proprietário poderá ser multado em até 300 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) e ter suas operações interrompidas.

A ação integrada, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), contou com a participação da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), 14ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre e técnicos das empresas de fornecimento de energia e sinal telefônico.

Operação Ferros-Velhos – A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.

Denúncias – A população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.