Porto Alegre, sexta, 01 de março de 2024
img

Porto Alegre: BPE apresenta espetáculo musical 'Tributo a Bedeu: a criação do swing gaúcho'

Detalhes Notícia
Sucessos como “Sorriso lindo”, “Tribo guerreira” e “Menina Carolina” integram o repertório da homenagem a Bedeu. Foto: Estúdio Magenta

Na próxima terça-feira (05), às 20h, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará o espetáculo musical “Tributo a Bedeu: a criação do swing gaúcho”.

O show, produzido por Delma Gonçalves, será conduzido pelo Gueto Trio, formado pelos músicos Azemar (Zê) na guitarra, Carlos Alexandre Rodrigues no contrabaixo e Juanito Guedes na bateria, com a participação das cantoras Célia Sorriso, Maria do Carmo Carneiro, Joice Mara, Maura Salines e Yara Lemos.

Gueto Trio Foto: Cintia Rodrigues

No repertório, estarão presentes grandes sucessos como “Sorriso lindo”, “Tribo guerreira” e “Menina Carolina”. A entrada é gratuita, com contribuição espontânea aos artistas.

Jorge Moacir da Silva, conhecido como Bedeu (1946-1999), foi o precursor do Suingue e Samba Rock do Sul. Sua trajetória teve início em meados de 1970, quando teve sua primeira música gravada em São Paulo, em 1971, pela gravadora Copacabana, ao participar da banda “Neno Exporta Som”, com um compacto simples contendo a música “Deixa a Tristeza”, em parceria com Delma Gonçalves, e “Ellen”, em parceria com Leleco Teles.

Em 1978, gravou dois LPs com a banda Pau Brasil, que se tornaram clássicos dentro do gênero Swing e Samba Rock. Posteriormente, lançou dois discos solo, intitulados “África no Fundo do Quintal” e “Iluminado”. Em 1998, gravou o CD “Swing Popular Brasileiro”. Além de cantor e compositor, Bedeu era um talentoso músico, dominando violão, bateria e percussão. Ele foi um dos poucos ícones negros ilustres da música popular em sua cidade natal, Porto Alegre.

Celia Sorriso Foto: Márcio Feil

Em 03 de janeiro de 2022, foi aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre a efeméride “Dia Municipal do Suingue e Samba Rock”, em anexo à lei nº 10.904, de 31 de maio de 2010, passando a integrar o calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre. Essa homenagem foi concedida na data do aniversário de Bedeu, em 04 de dezembro. Esses são os motivos que levaram a produtora Delma Gonçalves a enaltecer a obra de Bedeu nesse tributo tão especial na BPE.

Alexandre Rodrigues, um dos integrantes do Gueto Trio, foi um dos parceiros musicais de Bedeu e, por isso, carrega a bandeira do Swing junto com a banda há muitos anos, acompanhado por Carlos Alexandre Rodrigues e Juanito Guedes.

“No novo formato do Tributo deste ano, em comemoração aos 24 anos de ausência de Bedeu, reunimos em formato de pocket show algumas das cantoras que participaram do CD “Na Poesia e Na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu”, realizado em show no Teatro Renascença em 2016”, explica Delma Gonçalves, produtora e idealizadora do projeto.

Ficha Técnica

Guitarra: Azemar ( Zê)
Contrabaixo: Alexandre Rodrigues
Bateria: Juanito Guedes
Produtora e apresentadora do show: Delma Gonçalves
Cantoras: Célia Sorriso Joice Mara, Maria do Carmo Carneiro, Maura Salines e Yara Lemos

Repertório

Célia Sorriso: Felicidade (Bedeu & Delma)
Loucura ( Bedeu & Delma)
Joice Mara: Não deu Outra (Bedeu & Delma)
Tribo Guerreira ( Bedeu & Alexandre Rodrigues
Maria do Carmo Carneiro: Desejo ( Bedeu & Delma)
Alguém ( Bedeu & Delma)
Maura Salines: Boca Mágica ( Bedeu & Delma)
Dê Uma Chance pro seu Coração ( Bedeu & Delma)
Yara Lemos: Meigo Olhar (Bedeu & Delma)
Desamor ( Bedeu & Delma )

Deixa a Tristeza ( Bedeu & Delma)
Sorriso Lindo (Bedeu & Delma)
Menina Carolina ( Bedeu & Leleco Telles)

Serviço:

Espetáculo musical: Tributo a Bedeu

Data: 05/12
Horário: 20h
Local: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre)

* Entrada gratuita, com contribuição espontânea aos artistas