Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
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Saúde: Especialista compartilha 5 dicas de mobilidade ativa para quem trabalha sentado

Detalhes Notícia
Fisioterapeuta destaca que as atividade podem ser realizadas várias vezes ao dia para manter a flexibilidade e aliviar a tensão muscular.

Trabalhar por longas horas em uma mesa pode ser prejudicial para a saúde, especialmente para a região lombar. A falta de movimento pode levar a dores e desconforto nessa área. No entanto, existem maneiras simples de aliviar a tensão e melhorar a saúde da coluna vertebral. O fisioterapeuta e pesquisador.

Fisioterapeuta Chileno formado pela Universidade da Fronteira. Fez intercâmbio no Brasil pela UNESP. Possui mestrado e está cursando doutorado sobre dor lombar. Especialista em terapia manual. Proprietário do Instituto Latino Americano de Reabilitação Física. Ministra aulas no México, Bolívia, Equador, Peru e Uruguai.  Criador do método AVT.

Confira cinco dicas de mobilidade ativa compartilhadas por ele que podem ser realizadas durante o trabalho para ajudar a aliviar a tensão e prevenir problemas lombares.

1. Mobilidade da Coluna:

– Sentado, mantenha os pés no chão e as costas retas.
– Gire o tronco lentamente para a direita, segurando a parte de trás da cadeira com a mão esquerda até o máximo que conseguir sem sentir desconforto.
– Faça de 5 a 10 repetições de cada lado.
– Este exercício ajuda a melhorar a flexibilidade da coluna.

2. Mobilidade dos Quadris:

– Sente-se na borda da cadeira e cruze a perna direita sobre a esquerda.
– Mantenha a coluna ereta e pressione suavemente o joelho direito para baixo até onde conseguir sem sentir desconforto.
– Repita esse movimento por 15-20 segundos e repita com a outra perna.
– Essa mobilidade ajuda a soltar os músculos dos quadris, que podem ficar rígidos após longos períodos sentado.

3. Mobilidade dos Isquiotibiais:

– Sentado, estique a perna direita para a frente, mantendo o calcanhar no chão e os dedos apontando para o teto.
– Incline o tronco ligeiramente para a perna esticada.
– Repita por 15-20 segundos e troque de perna.
– Isso mobiliza os isquiotibiais, que tendem trabalhar de forma estática quando estamos sentados por muito tempo.

4. Mobilidade do complexo lombopélvico:

– Sente-se no fundo da cadeira, mantenha os pés no chão e entrelace suas mãos atrás da cabeça
– Estenda o tronco levemente até onde conseguir sem sentir desconforto.
– Repita esse movimento desde neutro até extensão 5 a 10 repetições.
– Esses movimentos simples podem ajudar a aliviar a tensão nos músculos paravertebrais, que podem sobrecarregados após longos períodos sentado.

5. Mudar a sua crença sobre a postura

– É importante se mexer pelo menos a cada meia hora, levantando ou fazendo a mobilidade anterior.
– A melhor postura para trabalhos estáticos é você mudar de postura constantemente, para assim evitar sobrecarregar estruturas

Lembre-se de fazer essa mobilidade de forma suave e controlada. Elas podem ser realizadas várias vezes ao dia para manter a flexibilidade e aliviar a tensão muscular. Além disso, é importante lembrar de consultar um fisioterapeuta ou profissional de saúde  se você tiver preocupações sobre sua postura ou dor nas costas.