A Prefeitura de Porto Alegre definiu os últimos detalhes dos serviços que prestará durante o STU National 2024 – etapa do circuito brasileiro de skate, que ocorre de 12 a 14 de abril no Skate Park, no trecho 3 da Orla do Guaíba. Esta é a terceira edição do campeonato na capital gaúcha, desde 2022. A prefeitura também terá um espaço de ativação próprio no evento que oferecerá informações institucionais.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é a responsável por organizar o trânsito na região, pois haverá a necessidade de bloqueios de vias em razão do STU e do jogo do Campeonato Brasileiro entre Internacional e Bahia, às 18h30 de sábado, 13. Confira abaixo as orientações e alterações.
Ingresso solidário – Quem quiser assistir à competição terá de retirar o ingresso solidário no link. Uma pessoa terá direito a retirar gratuitamente até quatro ingressos de um mesmo dia. Para cada dia, há um ingresso diferente. Para acompanhar os três dias, é preciso obter os tickets correspondentes. Na entrada, basta apresentar o ingresso e fazer a doação de 1 quilo de alimento não perecível. O Educandário São João Batista foi indicado pelo Gabinete da Primeira-Dama para ser beneficiado com as doações.
Regras – Menores de 15 anos só poderão acessar a competição acompanhados por responsáveis legais. Jovens entre 15 e 17 anos que estiverem desacompanhados necessitam apresentar termo de autorização, preenchido por representante legal e autenticado em cartório. Baixe o termo de autorização neste link.
Social – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana irá transportar jovens e crianças de projetos sociais. Nesta sexta-feira, 12, integrantes da Apae Porto Alegre serão levados na parte da manhã. À tarde, será a vez do Criança Cidadã, do Centro de Formação Teresa Verzeri, de Esteio, e do Orla Social Skate Park. No sábado,13, integrantes do Skate Anima e do Apampa Skate, da Restinga, irão para o STU em ônibus elétrico, uma novidade do transporte público da Capital.
Resíduos – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará a manutenção da limpeza e terá uma equipe com cerca de 40 trabalhadores no local.
Segurança – Agentes da Guarda Municipal prestarão apoio nas áreas públicas da Orla 3 e Parque Marinha do Brasil.
Saúde – A organização do STU ficará responsável pelo atendimento de saúde na parte interna do evento, com disponibilização de serviços médicos e de ambulâncias privadas. Em caso de necessidade de chamadas na área externa, o Samu prestará atendimento por meio do telefone 192.
Música – A entrada solidária vale apenas para o campeonato do STU, não inclui acesso ao festival URB Music Tour, que ocorrerá na região do Parque Marinha do Brasil, no sábado à tarde e à noite, e terá como atrações principais Planet Hemp e Criolo. Ingressos para o festival podem ser adquiridos neste link, enquanto houver disponibilidade.
Serviços do trânsito
Recomendação da EPTC:
– Motoristas que puderem, evitem utilizar a região da Orla 3, do Estádio Beira-Rio e do Parque Marinha do Brasil durante todo o final de semana.
– Recém-entregue pela prefeitura, a avenida Tronco pode ser uma alternativa para quem quiser ir ou sair da Zona Sul sem passar pela região do evento.
– O trânsito da avenida Padre Cacique deverá ficar sobrecarregado na maior parte do final de semana.
Bloqueios:
– A partir das 20h de sexta-feira, 12, até a noite de domingo, 14, a avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada em ambos os sentidos desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Rótula das Cuias (a única exceção será na área do Estádio Beira-Rio durante o período do jogo entre Internacional e Bahia, sábado, 13, às 18h30.
– O trecho entre a rótula da Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias terá o bloqueio padrão para área de lazer, das 7h às 20h.
Quem vai de carro ao STU ou à Zona Sul:
– Seguir pela avenida Loureiro da Silva até acessar a rua Antônio Klinger Filho e a avenida Borges de Medeiros.
– Quem vem da avenida Ipiranga, deve acessar a avenida Borges de Medeiros.
Quem vai de carro da Zona Sul em direção ao Centro:
– A melhor alternativa é usar a avenida Tronco.
– Se necessário, é possível usar as avenidas Pinheiro Borda e Padre Cacique.
Táxi ou aplicativos para o STU:
– A esquina das avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro, servirá de ponto de embarque e desembarque de táxis ou transporte por aplicativo.
Jogo do Inter x Bahia no Beira-Rio – sábado, 18h30:
– Se possível, usar transporte público, táxi ou carros por aplicativo para ir e voltar da partida.
– A linha de ônibus Futebol irá operar normalmente para a partida, a partir das 16h30, com saídas do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, para o Beira-Rio.
– Após o fim do jogo, a linha Futebol terá saídas da rua Nestor Ludwig e irá passar pelas avenidas Chuí e Tronco para, então, seguir em direção ao Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.
– A expectativa é de trânsito sobrecarregado na região durante todo o sábado. Portanto, a dica é chegar mais cedo do que o normal.
– A partir das 15h30, o Viaduto Abdias Nascimento terá o trânsito liberado até a rua Nestor Ludwig, especificamente para quem for ao jogo e quem quiser utilizar o estacionamento do estádio.
– Outro acesso de carro ao estádio poderá ocorrer pelas avenidas Borges de Medeiros/Padre Cacique.
– Após o fim do jogo, por cerca de uma hora, o trânsito na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido Centro-Zona Sul, será liberado até o esvaziamento do Estádio Beira-Rio. Na sequência, a avenida voltará a ser totalmente bloqueada até o viaduto Abdias Nascimento.