O Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formalizou, nesta sexta-feira (19/4), a intenção de investir no Rio Grande do Sul. No último compromisso da missão oficial do governo em Hamburgo (no domingo, a comitiva embarca para Hannover), representantes da empresa e o governador Eduardo Leite assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) durante visita à sede da companhia.
O governo irá trabalhar para viabilizar os investimentos, que consistem, inicialmente, na construção de uma fábrica de torres, para atender aos projetos de energia eólica a serem implantados no Estado.
Representantes da empresa destacaram que escolheram investir no Rio Grande do Sul por diversos fatores, como a capacidade da rede de transmissão instalada, por exemplo. Eles ressaltaram que o ambiente de negócios gerado nos últimos anos favorece a decisão.
“O futuro do Rio Grande do Sul passa pelas energias renováveis. Temos um potencial muito grande a ser explorado e estamos preparados para viabilizar as condições para esse e outros investimentos privados na área”, afirmou Leite.
O documento assinado chancela a união de esforços entre as partes. A Nordex terá como atribuição a colaboração com universidades locais para desenvolver programa de pesquisa nas áreas de interesse e capacitações para mão de obra local, além de contratar, preferencialmente, empresas locais e financiamento por meio de instituições financeiras ligadas ao Estado.
O governo se comprometeu com a viabilização de licenciamento ambiental e com a possibilidade de concessão de incentivos fiscais compatíveis com a natureza do empreendimento, por meio de diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
O próximo compromisso da comitiva será no domingo (21/4), na abertura da Feira de Hannover. Na segunda-feira (22/4) à noite, o governador e os integrantes da missão retornam ao Brasil.
A missão internacional
O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2024, ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã e, em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana. A comitiva do governo percorreu duas cidades na Itália e agora está na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.
Integram a comitiva em solo alemão os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Tânia Moreira (Comunicação), além do diretor do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.