Porto Alegre, sexta, 29 de novembro de 2024
img

FOCUS ajusta SELIC, por André Perfeto

Detalhes Notícia
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

 

 

 

Sem grandes surpresas o relatório FOCUS divulgado na manhã de hoje eleva a SELIC para 9,5% de 9,13% da semana anterior (queria muito saber quem colocou 9,13% para acabar sendo justamente a mediana. Achei inusitado para dizer o mínimo).

Mantenho a projeção de SELIC em 9,75% este ano e parte da resposta está justamente no FOCUS de hoje: minha projeção para o PIB de 2024 é de 2,2% e os economistas aos poucos estão migrando para este valor, a mediana do FOCUS subiu mais uma vez para 2,02%.

A melhora do PIB é função da melhora da renda e isto necessariamente impõe inflação de serviços mais forte o que sabemos é uma variável sensível para os analistas. Fora isso, vale notar, que está evidente que o FED tem uma margem menor para cortar os juros, logo os graus de liberdade por aqui também diminuem.

Um último comentário sobre o FOCUS de hoje. Apesar de todo o ruído externo e interno os economistas não revisaram fortemente o câmbio para cima. Mantenho a perspectiva de apreciação do Real para 2024 na esteira da Balança Comercial e da SELIC mais alta ao fim do ano em relação ao que era antes projetado.