A Prefeitura de Canoas identificou uma infiltração no dique Rio Branco. Após avaliação da equipe técnica, nesta quarta-feira (19), foi identificado que a estrutura não apresenta riscos aos moradores dos bairros Rio Branco e Fátima.
Para conter a infiltração, as equipes estão colocando argila na encosta do dique e, em seguida, serão adicionadas uma manta de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) — polímero utilizado para impermeabilização de grandes áreas — e big bags — sacos resistentes com cimento e areia — para sanar a infiltração. O nível da água na vala externa também não representa riscos para o dique, uma vez que foi realizada uma obra emergencial de recuperação no local.
“Agora está sendo feita uma intervenção com argila, que vai ser compactada, depois serão colocadas a manta de PEAD e as big bags, para tornar essa estrutura mais segura e impermeável, evitando que a água continue infiltrando. A gente reitera que não há nenhum tipo de risco, nenhum motivo para pânico. Então, as famílias podem ficar tranquilas, não há nenhum alerta de evacuação. O dique está seguro e o que vamos fazer é mais uma contenção para deixá-lo ainda mais seguro”, explicou o secretário de Obras, Guido Bamberg.