O Grupo Pereira, dono da bandeira Fort Atacadista, mobilizou funcionários e clientes para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. A iniciativa começou ainda em maio, não só nas lojas do grupo presentes no Estado, mas nas mais de cem unidades em todo o Brasil. Na Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul, as doações do Troco Solidário de 1º de maio até o dia 30 de junho foram direcionadas para o Estado. A cada 1 Real recebido, o Grupo Pereira também adicionou 1 Real, dobrando o valor a ser doado. A ação envolveu as lojas espalhadas pelos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. No total, serão doados R$ 905.585,00 para diversas entidades gaúchas, que contribuem com milhares de pessoas atingidas de alguma forma pelas enchentes.
A entrega das doações foi feita pelo CEO do Grupo, Beto Pereira, em um evento no dia 20 de agosto no Fort Atacadista Canoas. Os valores foram distribuídos para diversas entidades que atuam no apoio à população nas três cidades onde o Grupo Pereira está presente no Rio Grande do Sul: Canoas, Caxias do Sul e Viamão. Cada uma vai receber um cheque de R$ 50 mil. Em Canoas, receberão as doações a Associação Criança Feliz, a Associação dos Deficientes Visuais, a Associação Pestalozzi, a Associação Cultural Beneficente Jardim de Infância Pinóquio e a Associação Grupo Chimarrão da Amizade. Em Caxias do Sul, a Associação Mão Amiga. E, em Viamão, a Associação de Recuperação do Menor.
Além disso, o Grupo Pereira adquiriu 145 kits com cama-box e colchão, mesa com quatro cadeiras, fogão e geladeira para distribuir para funcionários atingidos e também para a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, de Canoas, que vai encaminhar para 50 famílias vítimas da enchente.
Apoio desde o resgate
Além do dinheiro que será doado para instituições que atuam no Rio Grande do Sul, o Grupo Pereira também apoiou diretamente os funcionários que perderam tudo com as enchentes. As enchentes atingiram cerca de 80% dos 292 trabalhadores do Fort Atacadista Canoas. No início, a empresa atuou diretamente no apoio aos resgates dos colaboradores atingidos e de seus familiares de suas casas e de abrigos. Depois, colocou os colaboradores atingidos e suas famílias em hotéis e pousadas da cidade. Eles tiveram transporte gratuito (por vans ou aplicativo) para ida e volta ao trabalho no período em que precisaram ficar abrigados.
O grupo também forneceu marmitas para eles e suas famílias, além de doações de kits de sobrevivência com alimentos, materiais de higiene, roupas, calçados, cobertores e fraldas, além de kits de limpeza, de EPIs e lavadoras de alta pressão, que foram utilizados na volta para as casas depois que a água baixou. Colaboradores de outras unidades doaram PIX para ajudar os colegas e o cartão VUON dobrou esses valores. Para ajudar na reconstrução, o grupo também concedeu férias a 20 funcionários atingidos. Nas filiais houve também mobilização dos próprios funcionários, que doaram roupas, sapatos, cobertas e outros itens que ficaram dispostos na unidade para que as pessoas pegassem o necessário. Além disso, o grupo disponibilizou atendimento por telemedicina com um serviço de saúde e uma equipe com psicólogos e assistentes sociais para apoiá-los.
Outra forma de ajudar foi oferecer vagas de emprego para os desabrigados. Ainda há oportunidades disponíveis nas unidades de Canoas, de Novo Hamburgo, que deve ser a próxima a ser inaugurada no Rio Grande do Sul, e também em Santa Catarina, caso os gaúchos que perderam tudo decidam se mudar para lá. As informações sobre vagas e o credenciamento estão disponíveis no site: https://grupopereira.pandape.