Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Hospital Moinhos de Vento alerta para a importância da conscientização para os riscos da automedicação

Detalhes Notícia
Iniciativa faz parte do Encontro Juntos e está com inscrições abertas. Foto: Freepik

 Uma pesquisa realizada neste ano pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) revela que 86% dos brasileiros se automedicam. Esse hábito preocupante, que afeta, segundo o estudo, principalmente mulheres, pessoas economicamente ativas e com maior nível de instrução, pode acarretar sérias consequências para a saúde. Para alertar a população sobre os riscos da automedicação, o Hospital Moinhos de Vento realiza mais uma edição do Encontro Junto — evento mensal que reúne pacientes com câncer, familiares e interessados.

O bate-papo ocorrerá na quinta-feira (12), às 14h, de forma online. A iniciativa, gratuita, é aberta à comunidade. As inscrições podem ser feitas por meio do link até o dia do evento. A palestrante será Joseane Müller, farmacêutica oncológica do Hospital Moinhos de Vento e professora de Pós-Graduação da Faculdade Moinhos de Vento, com mediação de Renata Kunrath, supervisora de Enfermagem do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento.

 De acordo com a pesquisa do ICQT, a automedicação é mais comum em casos de dor de cabeça, gripes, resfriados, febre e dores musculares. Nesses casos, os consumidores recorrem a remédios que não necessitam de prescrição médica, como analgésicos e antiinflamatórios. No entanto, Joseane ressalta que o fato desses medicamentos serem comercializados facilmente não significa que sejam isentos de efeitos adversos ou que não representem riscos à saúde. “Nosso objetivo nesse encontro é incentivar os participantes a confiar ainda mais nos profissionais farmacêuticos, que são fundamentais na educação e na orientação dos pacientes”, enfatiza Joseane.

Encontro Juntos

O evento mensal reúne pacientes com câncer, familiares e interessados. O objetivo é proporcionar um espaço de trocas de experiências e orientações sobre temas específicos. Inicialmente, sua proposta era criar um grupo voltado a mulheres com câncer de mama. Dois anos após o lançamento, mudou a abordagem e passou a contemplar todas as especialidades oncológicas e ambos os sexos.

Serviço

Encontro Juntos: Riscos da automedicação

Quando: quinta-feira, 12/09, às 14h, em formato virtual

Inscrições: neste link