Quando dois generais retornam vitoriosos de uma batalha, se deparam com três feiticeiras que lhes profetizam uma visão futura, a qual Macbeth se tornará barão e depois rei, assim como seu amigo e companheiro de guerra, Banquo, se tornará pai de reis.
O espetáculo teatral faz parte da conclusão do Curso de Formação de Atores dos alunos do turno da noite, de 2023/2024, da Escola Casa de Teatro de Porto Alegre, fundada por Zé Adão Barbosa e atualmente administrada em sociedade com a atriz Ana Cristina de Oliveira.
Com estreia marcada para às 20 horas, do dia 08 de outubro de 2024, na Sala Carlos Carvalho, da Casa de Cultura Mário Quintana, a peça traz um elenco formado por sete novos atores dirigidos por Larissa Sanguiné. A direção musical é de Everton Rodrigues.
O texto adaptado da obra “Macbeth”, de William Shakespeare, encena uma pesquisa inspirada nas lendas sobrenaturais de Porto Alegre. É uma releitura instigante sobre o tema dos fantasmas da obra, evocando as figuras que estão no imaginário das pessoas e que povoam as histórias de assombração das ruas da cidade. Essas narrativas de mistério, propõem uma reflexão mais profunda sobre a ambição pelo poder e suas consequências.
Os textos originais, elaborados pelo elenco, tratam dos crimes políticos e transformam o palco em um espaço onde a história e o presente se entrelaçam.Assim, os fantasmas não são apenas presenças sobrenaturais, mas metáforas das sombras que rondam as conspirações de governos, revelando os ecos de uma luta incessante pelo controle e pela verdade.
Os fantasmas assumem a forma de personagens simbólicas do texto de Shakespeare, o que permite uma intertextualidade que incrementa a narrativa. Essa transição entre figuras icônicas não apenas intensifica a atmosfera de assombração, mas também faz alusão às nuances das tramas políticas contemporâneas. À medida que a história se desenrola, os fantasmas dialogam com o público, levantando questionamentos sobre os fantasmas do passado e suas implicações no presente. Essa fusão de elementos teatrais e temáticas sociais cria uma experiência única, onde o terror das histórias de assombração se transforma em críticas às dinâmicas do poder.
Na encenação, o elenco pesquisa sons vocálicos que extrapolam os limites da canção, apostando em efeitos atmosféricos de culturalidades, polifonias e ressonâncias incomuns, para elevar o uso da voz ao patamar do corpo ressonante,para compor a experiência densa da proposição do texto original. Na trilha, resgatam do cancioneiro nacional peças únicas de uma antiguidade recente para retratar a fantasmagoria melancólica da arte do passado, projetada como sombra sobre o presente.
Serviço:
Dias 08, 09 e 10 de Outubro, às 20h
Dias 11 e 12 de Outubro (sessões duplas) às 18h e às 20h
Sala Carlos carvalho, 2° andar– Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736
Ingressos:
R$ 60,00 Inteira
R$ 30,00 com desconto para Estudantes, Idosos, Classe Artística e Alunos da Casa de Teatro
de Porto Alegre.
Bilheteria on-line pelo Entreatos– www.entreatosdivulga.com.br
Ficha Técnica
Direção: Everton Rodrigues, Larissa Sanguiné
Arranjos Musicais: Everton Rodrigues
Orientação: Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues, Jacqueline Pinzon, Larissa Sanguiné e
Zé Adão Barbosa
Texto: William Shakespeare e o Elenco
Dramaturgia: Larissa Sanguiné
Elenco: Cris Viegas, Felix Beck, Pedro Salah, Thomas Jardim, Mateus Feijó, Renata Maltz, Rô
Londero
Criação e Operação de Luz: Vicente Vargas
Criação de Figurino: Titi Lopes e Victória Sanguiné
Cenografia: Ricardo Zigomático
Sonoplastia: Thainan Rocha
Arte Gráfica: Victória Sanguiné
Direção de produção: Thainan Rocha
Assistência de Produção: Leandra Kruger.
Captação de Imagens do Teaser e Fotos de Divulgação: Renata Maltz, Cris Viegas
Edição Teaser: Renata Maltz
Edição Vídeos de Cena: Pablo Montiel
Assessoria de Imprensa: Cris Viegas
Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre e o Elenco
Direção: Zé Adão Barbosa
Direção de Marketing: Ana Cristina de Oliveira
Coordenação Pedagógica: Larissa Sanguiné
Gerência Administrativa: Carla Cézar
Gerência Financeira: Silvana Maia
Secretaria e Comercial: Tuany Aveline e Mateus Feijó
Realização: Escola Casa de Teatro