Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

RS: Ferramenta de Inteligência Artificial deverá ser implementada nos gabinetes de magistrados até o final do ano

Detalhes Notícia
magistrados e servidores em mesa com janela ao fundo

Reunião da Administração Foto: Eduardo Nichele/ TJRS

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, anunciou, na tarde desta quinta-feira (24/10),  que a Administração, até o final deste ano, já deverá oferecer aos gabinetes de magistrados no 1º e 2º graus uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa que possa auxiliar na demanda diária de trabalho jurisdicional. Ele convocou uma reunião da Administração que promoveu um alinhamento em relação às soluções que estão sendo estudadas pelo TJ.

“A iniciativa vai colaborar na elaboração de minutas e decisões de Juízes e Desembargadores, e já encaminhamos uma Prova de Conceito (POC)  junto à SERPRO, que deverá levar em torno de um mês para ser concluída. Tudo isto faz parte do planejamento do nosso Judiciário que está investindo intensamente na área da inovação e tecnologia”, disse o Presidente.

O Presidente dos Conselhos de Inovação e Tecnologia e de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, destacou que se trata de mais uma medida para garantir maior celeridade e eficiência na prestação jurisdicional. “Os gabinetes atualmente estão sobrecarregados com a demanda proveniente da informatização no Tribunal e precisam de alternativas para que a gente possa cada vez mais proporcionar uma prestação jurisdicional mais rápida aos cidadãos”, afirmou o magistrado.

O Diretor de Segurança da Informação do TJ, Desembargador Ricardo Hermann, por sua vez, destacou que a própria área de Tecnologia da Informação do TJ já está avaliando todas as alternativas possíveis e irá escolher a que melhor garantir o atendimento das necessidades técnicas, econômicas e de produtividade, diante da necessidade atual existente nos gabinetes.

Também participaram da reunião o 1° Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, o Desembargador Gustavo Alberto Gastal Diefenthäler, os Juízes-Assessores da Presidência, André Pires e Mário Guerreiro, a Diretora da DITIC, Vanessa Barbisan Pires, o Assessor da Presidência na Área de Inovação e Tecnologia, Alsones Balestrin , e  a Secretária-Geral da Presidência, Larissa Meneghotto,  além do Juiz-Corregedor André Dal Soglio Coelho, que participou virtualmente.