Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Uma das maiores editoras de dramaturgia negra no mundo, Kathy A. Perkins, e a dramaturga Viviane Juguero falam sobre raça e gênero na dramaturgia para públicos infantis e adultos na Biblioteca Pública do Estado

Detalhes Notícia
O encontro, que acontece no dia 8 de novembro, às 15h, integra a programação de lançamento do programa formativo da segunda temporada do projeto JOGOS DE INVENTAR – Desenho Animado para a Primeira Infância, do coletivo Bando de Brincantes. Entrada gratuita. Foto Amos Adams

 

 

 

No dia 8 de novembro (sexta-feira), o coletivo Bando de Brincantes lançará a segunda temporada do programa formativo de JOGOS DE INVENTAR – Desenho animado para a Primeira Infância. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto também promoverá uma série de encontros com a equipe da série, personalidades com reconhecido trabalho na promoção da arte negra, da infância e da justiça social.

O evento contará com a palestra Raça e Gênero na Dramaturgia para Públicos Infantis e Adultos, ministrada pela diretora e criadora da série JOGOS DE INVENTAR, Viviane Juguero, e pela pesquisadora Kathy Perkins (EUA).

A parceria artístico-pedagógica entre elas iniciou em 2019, nos Estados Unidos, quando elas apresentaram seus trabalhos em conferência realizada pelos Departamentos de Estudos Afro-Americanos, de Teatro e Drama e de Estudos Teatrais Interdisciplinares da Universidade de Wisconsin-Madison. Desde então, ambas têm colaborado em distintos projetos, como: Arte Como Ciência/Art as Science, aulas de dramaturgia de Juguero ministradas no Nordic Black Theatre (Noruega); a antologia “Telling Our Stories of Home”, editada por Perkins; tradução de texto para o inglês do ator, dramaturgo, roteirista Aldri Anunciação (autor de “Namíbia, Não!”, que originou o longa-metragem Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos); além do recente espetáculo Bambu Bambá, de Viviane Juguero, com consultoria e iluminação de Kathy Perkins ao lado de Jessé Oliveira.

O encontro formativo Raça e Gênero na Dramaturgia para Públicos Infantis e Adultos tem como foco a relevância da promoção de democracia estética na formação e transformação dos ambientes sociais por meio de distintas manifestações artísticas, desenvolvido por Juguero em seu pós-doutorado na Universidade de Stavanger, na Noruega e publicado no Nordic Journal of Art and |Research, voltado à discussão do papel da arte para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. A dramaturga também discorrerá sobre especificidades dialógicas da arte para crianças, como forma de empoderamento infantil e promoção da diversidade, com destaque para a questão da representatividade da negritude.

Kathy A. Perkins falará sobre seu trabalho com dramaturgia negra, com foco prioritário nas obras de e sobre mulheres africanas e afro-diaspóricas. O evento contará, ainda, com a presença dos professores Celso Jr., da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Aceves Moreno, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Sobre Kathy A. Perkins

Kathy A. Perkins é professora emérita da Universidade de Illinois e da Universidade da Carolina do Norte. Seu trabalho como iluminadora e pesquisadora já a levou a mais de 40 países. Nos Estados Unidos, iluminou espetáculos da Broadway e de vários teatros regionais, tendo recebido o Prêmio Henry Hewes Award, oferecido pela comunidade da Broadway e Off-Broadway. O Prêmio Kathy Perkins: Behind the Curtains (Kathy Perkins: Atrás das Cortinas) foi nomeado em sua homenagem pelo grupo Black Women on Broadway (Mulheres Negras na Broadway).

Perkins é responsável pela publicação de sete antologias de dramaturgia negra: Black Female Playwrights: an Anthology of Plays Before 1950 (Dramaturgas Negras: uma Antologia de Peças de Teatro Antes de 1950); Black South African Women: an Anthology of Plays (Mulheres Negras Sul-Africanas: uma Antologia de Peças); African Women Playwrights (Dramaturgas Africanas); Alice Childress: Selected Plays (Alice Childress: peças selecionadas); Contemporary Plays by Women of Color (Peças Contemporâneas de Mulheres de Cor); Strange Fruit: Plays on Lynching by American Women (Fruta Estranha: Peças de Mulheres Americanas sobre Linchamento); e Telling Our Stories of Home (Contando Nossas histórias Sobre Lar). Em seu currículo como editora sênior, consta, ainda, o livro de artigos acadêmicos The Routledge Companion to African American Theatre and Performance (The Routledge Companion para o Teatro e a Performance Afro-Americanos).

Sobre Viviane Juguero

Viviane Juguero

Mestra em Teatro para Infância (UFRGS- Brasil) e doutora em Dramaturgia (UFRGS – Brasil), com doutorado-sanduíche nos Estados Unidos (UW-Madison), Viviane Juguero é artista da cena no teatro e no audiovisual, professora e pesquisadora e autora de peças teatrais, filmes, livros, canções e artigos acadêmicos encenados e/ou publicados no Brasil e no exterior, em diversos idiomas e países. Também trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado em Arte e Educação na Universidade de Stavanger (UiS), na Noruega. É diretora do Bando de Brincantes, professora de dramaturgia no Nordic Black Theatre (Noruega), conselheira especialista no CAST (Centro para as Artes e Transformação Social) da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e no CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância) e integrante da rede internacional ASSITEJ. Faz parte do Coletivo de Escritores Negros (CEN) e do coletivo As DramaturgAs (Porto Alegre/Brasil), dentre outras redes nacionais e internacionais. Sua obra foi estudada no curso Dramaturgia Negra, do Itaú Cultural, onde também atua como professora no curso Teatros para as Infâncias”.

Sobre o desenho animado JOGOS DE INVENTAR

A série de desenho animado para a primeira infância JOGOS DE INVENTAR, criada por Viviane Juguero, resultou da trajetória de sucesso do espetáculo, livro e CD Jogos de inventar, cantar e dançar, realizados pelo Bando de Brincantes. O espetáculo permaneceu em cartaz por quatro anos e recebeu o Prêmio Tibicuera de Teatro 2011, além do livro e CD que tiveram três edições e receberam o Prêmio Açorianos (2010) de Melhor CD infantil 2010 e o Troféu Vasco Prado, na Jornada de Literatura de Passo Fundo 2012. A primeira temporada da série JOGOS DE INVENTAR, realizada através do edital TVs Públicas 2016, foi exibida na TV Brasil e em mais de 30 canais universitários, comunitários e públicos pelo país.

A obra teve sua primeira exibição pública nos Estados Unidos em 2018, em evento promovido pelo Overture Center e a Universidade de Wisconsin-Madison, na cidade de Madison. Em 2023, o trabalho fez sua estreia internacional na Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão, o que mostra que a obra tem potencial para dialogar com crianças de todo o mundo. A primeira temporada teve produção da Bactéria Filmes.

A segunda temporada é composta por artistas de longa atuação nas áreas de arte negra, arte para crianças e arte-educação: Carmen Lima, Dedy Ricardo, Diego Nayà, Éder Rosa, Vander de Paula e Viviane Juguero. O trabalho conta, ainda, com direção e produção musical de Everton Rodrigues, consultoria artístico-pedagógica de Jessé Oliveira e articulação de cidadania negra de Gilberto.

As personagens são representativas da diversidade da população brasileira, enfatizando suas características miscigenadas, com origens africanas, indígenas, europeias e asiáticas, trazendo um equilíbrio entre meninas e meninos e suas representações, que desconstroem estereótipos comportamentais vinculados ao sexo da criança. É também um grupo multietário, o que possibilita a percepção da saudável convivência de coletivos sociais heterogêneos, ampliando horizontes de relacionamento para muitas crianças da contemporaneidade que convivem, predominantemente, com grupos infantis da mesma idade, por terem suas experiências sociais restritas às turmas escolares.

Além das seis personagens infantis, existe uma voz maternal em off que representa o cuidado e acompanha as crianças em suas jornadas, dialogando e brincando com elas, sem restringir sua autonomia.

 

SERVIÇO:

Lançamento do Programa Formativo do Projeto Audiovisual para a Primeira Infância JOGOS DE INVENTAR e o encontro Raça e Gênero na Dramaturgia para Públicos Infantis e Adultos

Ministrantes: Kathy A. Perkins (EUA) e Viviane Juguero (Brasil)

Quando: 8 de novembro | Sexta-feira | 15h

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)

ENTRADA GRATUITA