Nesta terça-feira, 5, teve início uma série de palestras sobre sustentabilidade voltadas aos alunos das escolas atingidas pela enchente de maio. A ação é destaque na programação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Estudantes dos anos finais das escolas de ensino fundamental Liberato Salzano Vieira da Cunha, do Sarandi, e Vereador Antônio Giudice, do Humaitá, foram os primeiros a participar da atividade promovida pelo Fronteiras do Pensamento.
Durante a abertura da palestra, o secretário de Educação da Capital, Maurício Cunha, destacou a importância da participação da pasta na feira. “Que alegria ver a Smed retornar a ter um espaço fixo no evento cultural mais importante da nossa cidade. Nesta edição simbólica, que celebra a reconstrução da cidade, marcamos aqui o nosso desejo de, por meio da educação e da cultura, fomentar um futuro melhor para todos”, afirmou.
Nesta edição, a secretaria conta com estande próprio, localizado próximo ao Teatro Carlos Urbim, entre o Margs e o Memorial do RGS. O espaço funciona até o dia 20 de novembro, das 10h às 20h, e conta com uma extensa programação organizada pela Equipe de Bibliotecas Escolares. Estão previstas exposições de publicações escritas pelos professores da rede, oficinas e bate-papo com professores-autores e mostra de ações de incentivo à leitura.
O estande da secretaria foi inaugurado simbolicamente na segunda-feira, 4, e contou com a presença do patrono da 70ª Feira do Livro, o escritor Sérgio Faraco, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, e da secretária-adjunta da Smed, Maria Eunice Viana Jotz.